WALL\THERAPY – Projeto de Arte e Intervenção Comunitária

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O WALL\THERAPY é um projeto de arte e intervenção comunitária realizado na cidade de Rochester (EUA) em que murais e paredes públicas foram utilizadas para transformar a paisagem urbana, inspirar e unir a comunidade local.

wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (11)

O trabalho transformou paredes, prédios e bairros inteiros em Rochester nos Estados Unidos. Essa transformação tem inspirado não somente as pessoas que vivem na comunidade, mas também pessoas de outros lugares e outras comunidades similares.

Os murais tornaram-se parte da cultura local da cidade, passando a fazer parte da sua identidade e rotina. O nível de envolvimento da comunidade chega a tal ponto que há aulas de arte e tours escolares que passam pelos murais. Os local torna-se um verdadeiro point cultural e turístico.

wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (1) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (1)

Outro fato comum é encontrar diversos artistas observando o WALL\THERAPY. Afinal, é uma grande fonte de inspiração para novos trabalhos artísticos serão desenvolvidos.

Mas como tudo isso começou? O projeto iniciou-se em 2012 com o Dr. Ian Wilson, um cidadadão de Rochester, no estado de Nova York.

wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (3) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (2)

O Dr. Wilson tinha o sonho de retribuir um pouco e do que recebeu da cidade de Rochester e ajudar a comunidade de alguma forma.

A maneira que ele achou para demonstrar seu agradecimento à Rochester resultou no WALL\THERAPY, uma intervenção a favor da comunidade usando a arte urbana para responder a necessidade coletiva por inspiração da cidade.

wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (16) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (17)

O WALL\THERAPY nasceu como um festival que durou uma semana, tendo 11 artistas de rua (os “terapeutas”) que vieram do mundo todo para pintarem (“reabilitarem”) 16 paredes na cidade, dando à Rochester uma nova vida e energia.

Os murais estavam inicialmente concentrados no centro e no mercado municipal da cidade, sendo que, anos depois, o trabalho foi expandido para outras áreas da cidade.

wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (5) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (4)

Essa intervenção deixou a paisagem urbana de Rochester infinitamente mais bonita, acendeu o diálogo dentro da comunidade e orgulhou os cidadãos e moradores da cidade.

Um trabalho tão legal como este merece um reconhecimento especial. E assim, ele tornou-se conhecido no mundo todo.

wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (7) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (6)

Pessoas de mais de 2.000 cidades em 104 países já visitaram o WALL\THERAPY para conhecerem o projeto e aprender mais sobre ele.

Atualmente, diversos artistas ao redor do mundo pedem para pintar murais em Rochester… sensacional!

wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (9) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (8)

Bem que um projeto desses também podia rolar aqui no Brasil né?!

Com certeza seria super enriquecedor pra nossa cultura urbana! Fica a dica para que os nossos artistas se mobilizem!

wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (18) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (19) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (20) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (21) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (22) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (23) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (24) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (25) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (26) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (27) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (28) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (10) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (12) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (13) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (14) wall-therapy-rochester-ny-dionisio-arte (15)

 

WALL\THERAPY – projeto de arte e intervenção comunitária

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.