Vírus Tropical: a HQ autobiográfica de Power Paola

LinkedIn

O livro “Vírus Tropical” da artista equatoriana Power Paola segue uma linha bem interessante, sendo uma HQ autobiográfica imperdível.

power-paola-hq-livro-autobiografia-ilustração-dionisio-arte

Eu adoro histórias em quadrinhos autobiográficas. Aquelas com detalhes sórdidos e coisas que o autor só conseguiria contar em desenhos são as minhas preferidas.

Mas confesso que não sabia que “Vírus Tropical” de Power Paola seguia essa linha quando o comprei. À primeira vista, o que chamou minha atenção foi o seu traço marcante e, ao mesmo tempo, despretensioso.

Os desenhos têm muita personalidade, e cada detalhe (são muitos!) parece ter um motivo especial para estar ali. Ela me ganhou nessa página:

adolescencia

Gostei tanto que postei no meu Instagram mesmo antes de ler o livro. Alguém capaz de resumir tão bem a adolescência de uma garota em um único desenho não poderia escrever um livro que fosse menos do que muito legal.

Em “Vírus Tropical”, Power Paola narra sua história de vida de forma simples, sincera e direta, desde o momento em que seus pais a conceberam até o dia em que resolveu sair de casa. A prova dessa sinceridade toda está logo na primeira página, que nos presenteia com um desenho de sua mãe e seu pai, um ex-padre, transando.

capa-virus-tropical

A partir daí, ela ilustra uma série de acontecimentos que a marcaram de alguma forma, em capítulos curtos e temáticos.

Entre eles estão as missas clandestinas que seu pai dava em casa, a mãe que começou a ler o futuro em dominós para ganhar dinheiro, o dia em que decidiu parar de brincar de boneca, sua primeira vez, a instabilidade emocional da sua irmã mais velha, a admiração que tinha pela sua irmã do meio, entre outros episódios que mostram o quanto a família influenciou na construção da sua identidade.

É impossível não se identificar em algum momento, por mais estranha que a família de Power Paola pareça ser. O legal é que até temas complexos como religião, política, dinheiro, drogas e relacionamentos são tratados com humor, de forma leve e divertida.

Virus Tropical 118 virus-tropical-146 Virus tropical 66

“Vírus Tropical” foi publicado em diversos países da América do Sul, América do Norte e Europa.

Atualmente, Paola está trabalhando com o cineasta Santiago Caicedo na animação do livro. De acordo com a opinião da revista Rolling Stone da Colômbia, este trabalho tem tudo pra ser a animação mais interessante já produzida no país.

Virus Tropical 137

Você pode encontrar o livro nas principais livrarias do Brasil (comprei o meu na Livraria Cultura) e seguir a Power Paola pra saber sobre os seus projetos. Confira o seu Instagram, Twitter, Flickr, e Blog.

P.S. Só encontrei trechos do livro em espanhol na internet, mas o meu está em português.

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.