Hoje falaremos sobre Tito Ferrara, um artista que deixou de lado sua carreira no design e na direção de arte para se dedicar unicamente à sua própria arte, desenvolvendo um trabalho bem legal com o graffiti e também pintando telas.
Tito Ferrara é um artista de São Paulo e sempre teve vontade de trabalhar com arte, mais especificamente, com ilustração.
Porém, por ter receio do mercado da arte no Brasil, ele resolveu fazer faculdade de design gráfico, que era o curso mais próximo que uma “profissão séria” tinha da sua vontade original.
Após trabalhar como designer e diretor de arte, em 2011, Tito resolveu deixar o trabalho que desenvolvia em agências de publicidade de lado para focar exclusivamente na sua própria arte.
Seus traços são fortes e marcantes, unindo excepcionalmente bem a técnica acadêmica com a irreverência e espontaneidade da street art.
Um projeto bem legal do cara é uma série que se chama “Selvation”, uma intervenção que conta com animais invadindo (ou re-invadindo) o seu próprio espaço de origem. Ou seja, são os animais tomando de volta os locais que, nós humanos, tomamos deles.
O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam, cada uma à sua maneira. Ou seja, as interpretações são particulares, abertas e livres à cada espectador.
A leitura de “Selvation” pode ter um fundo mais ecológico, ser algo relacionado à questão dos territórios ou, simplesmente, um mero elemento estético que ajuda as as pessoas a perceberem a beleza que existe na cidade em que vivem. Cada animal tem seu próprio interesse pessoal e seu ideal, mas todos estão unidos em único propósito, a fome!
O artista também desenvolve projetos para decoração de ambientes, seja empresas ou residências. Aqui entre nós, quem não gostaria de ter a arte do cara em casa ou no escritório?
Ano passado, em 2015, Tito partiu para sua primeira exposição solo em um projeto chamado “Believe In Your Dreams”, em português “acredite nos seus sonhos”.
Aqui, ele retratou os sonhos de dez mulheres diferentes entre si, com culturas, profissões e etnias distintas.
O mais interessante é que, mesmo trabalhando com pinturas, Tito conseguiu simbolizar o sonho de uma forma que podemos chamar de “grafitada”.
As letras das frases camufladas deixam pistas para o espectador , mas não chegam a ser algo definido… é sensacional! Elas fazem parte da composição do rosto e atuam como uma espécie de armadura ou, por que não, como um abrigo de sentimentos e segredos íntimos das mulheres retratadas nas obras.
Agora, os olhos são o ponto que mais chamou a nossa atenção nessa série! Através deles (ou da falta deles), nós podemos mergulhar de cabeça na alma feminina para tentar decifrar os segredos indecifráveis da natureza da mulher.
Enfim, seja na pintura ou no graffiti, Tito Ferrara é um talento nato que consegue expressar perfeitamente a sua personalidade através dos seus traços! Conheça mais sobre o trabalho incrível do cara no Instagram e no Facebook.