Stephan Doitschinoff, a Brutalidade Artística

LinkedIn

As obras de Stephan Doitschinoff são influenciadas por elementos religiosos, aspectos urbanos e possuem uma personalidade muito forte, de forma que basta bater o olho em uma de suas criações para imediatamente associá-la ao artista.

stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (1)

Stephan, também conhecido como Calma, é um artista paulista que vem produzindo obras de extrema qualidade desde o início dos anos 2000.

stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (26)

Além de telas, ele também pinta murais, tattoos e capas de disco, sempre com sua identidade e marca registrada que é associar a religião à brutalidade, violência, corrupção institucional e pobreza.

stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (18) stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (22)

Além do tom de crítica, um dos fatores que mais nos impressiona em Calma é sua diversidade.

Um dos projetos que mais evidencia essa capacidade de diversificar do artista foi retratado no documentário “Temporal”, realizado em Lençóis, no interior da Bahia.

stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (14)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (12)

Neste projeto, Stephan morou por 3 anos no local (entre 2005 e 2008), contrastando muito com suas origens em São Paulo e, consequentemente, com as raízes urbanas que possuía.

Como resultado, o artista conseguiu migrar tranquilamente do seu estilo habitual para um estilo mais ocidental, seguindo tradições de artesanato folclórico da região, mas sem perder sua identidade.

Calma pintou murais nas ruas e casas da cidade, conquistando os moradores. Num desafio ainda maior, deixou sua arte mais “leve” e “delicada” ao pintar uma capela e até sepulturas.

O contraste com seu estilo tradicional é impressionante e o resultado ficou animal!

stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (3)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (24)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (25)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (23)

O artista também possui obras que ficaram famosas no mundo da música. Em 2006, criou a capa de “Dante XXI”, da banda Sepultura.

O disco é conceitual baseado na divina comédia de Dante Alighieri e a capa retrata bem o tema do álbum.

stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte-sepultura-dannte-xxi

Já em 2010,  foi convidado para criar uma animação para a música Strange Enough, da banda de hip hop N.A.S.A.

O resultado ficou muito legal, como se fosse uma peça de teatro com bonecos de vara e com o estilo marcante do artista. Confira o vídeo abaixo:

E seu trabalho musical mais recente foi a capa do álbum “Pandemonium” da banda Cavalera Conspiracy, lançado em 2014.

Aqui, a sensação que temos é de um caos total, com uma caveira em forma de tanque e vários elementos que nos passam essa sensação de agonia, de pandemônio.

stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte-cavalera-conspiracy-pandemonium

Enfim, o trabalho de Calma hoje possui reconhecimento internacional, sendo que sua arte já foi exposta em Paris, Nova York, Lisboa, Berlim, entre várias outras cidades ao redor do mundo.

stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (8) stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (9) stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (10)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (13)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (19)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (21) stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (17)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (2) stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (20)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (5) stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (6)stephan-doitschinoff-calma-dionisio-arte (11)

 

Stephan Doitschinoff, a brutalidade artística

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.