O artista espanhol Okuda é um dos grandes nomes do grafite mundial. Sua marca registrada são o mix de cores vibrantes contrastando com a seriedade do cinza e os traços não tão realistas.
Okuda reside em Madrid e tem formação acadêmia em belas artes. Ele iniciou sua carreira artística em 1997 e é comum encontrar suas criações em estradas e fábricas abandonadas da sua cidade natal, Santander na Espanha.
Suas obras lembram bastante o estilo de Eduardo Kobra (veja mais AQUI), mas sem os traços realistas do artista brasileiro.
Além dos seus trabalhos de rua, Okuda também produz arte no seu estúdio, onde coloca um lado mais pessoal nas obras, trabalhando não só em murais, mas também em telas, fotografia e esculturas.
O artista combina estruturas geométricas multicoloridas com corpos cinzas orgânicos em um estilo que poderia até ser definido como “Surrealismo Pop com essência de street art”.
Na suas obras, é comum encontrarmos questionamentos e contradições sobre temas como o existencialismo, o universo, o infinito, o sentido da vida, a falsa liberdade que o capitalismo proporciona, etc.
As criações evidenciam o conflito entre a modernidade e as origens do ser humano… ou até o conflito do homem com ele próprio, em um tom bem filosófico.
Seus trabalhos podem ser vistos nas ruas e galerias do mundo todo.
Eles estão espalhados por diversos países da Europa, Estados Unidos, México, Chile, Japão, aqui no Brasil e também em vários outros lugares!
O maravilhoso trabalho Surrealista Pop do Okuda
Veja também: