O artista paulista Rodrigo Branco vem se consolidando como um dos nomes mais fortes da cena do graffiti de São Paulo devido ao seu talento e estilo que, além de murais insanos, também rende telas sensacionais!
As origens de Rodrigo vêm direto do bairro do Grajaú, na zona sul de São Paulo e é muito importante que a gente reforce isso aqui para entendermos mais sobre o estilo do artista.
Afinal, foi lá que ele descobriu e teve os primeiros contatos com a pichação e com o graffiti, quando ainda era adolescente.
Seus traços são complexos, marcantes e quase um reflexo do seu bairro. O trabalho do artista também tem uma forte influência da fotografia, que foi introduzida na sua vida pelo seu pai.
Separamos um vídeo bem legal onde ele conta como e quando iniciou a sua carreira, entre outras curiosidades.
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=XlbC_OHcwvk”]FOTO [/su_youtube]
É através dessa influência que ele externa sua forma de ver o mundo e consegue dar diversas faces às suas obras.
Os desenhos, pinturas e murais de Branco trazem uma série de rostos que habitam sua imaginação super criativa, juntamente com elementos que remetem aos tempos de criança.
Junte-se à isso a atmosfera que cerca as ruas e as pessoas do Grajaú… e pronto, temos uma obra clássica de Rodrigo Branco!
Um dos projetos que mais evidencia o que acabamos de falar foram as obras com o tema “Elfigie”.
Aqui, o artista apresenta o resultado dos seus trabalhos que buscavam a representação da face humana.
Ele (re)criou retratos tirados diretamente da sua memória e também da sua rotina, tudo inspirado por fotos capturadas pelo seu pai, retratos de família da época da infância e da vida cotidiana.
Para este projeto, o artista explicou da onde surgiu a inspiração:
“Meu pai, que não era fotógrafo, tirava essas fotos por diversão e como documento fotográfico. Depois de muitos anos sendo influenciado por essas imagens, os retratos que eu estava construindo começaram a sofrer influência das novas vivencias e dos contextos atuais”
O nome “Elfigie” foi escolhido devido ao seu significado, sendo a representação plástica da imagem de uma pessoa, seja ela real ou apenas simbólica, especialmente em vulto ou relevo.
No total, são 7 obras que possuem cores fortes, muitas camadas e contrastes. A produção também é variada, sendo que várias técnicas, tipos de tinta e pigmentos foram utilizados durante a criação e a execução dos trabalhos.
O merecido reconhecimento do talento artístico de Rodrigo levou seu trabalho a diversos países como Alemanha, México, França, Colômbia, Itália, Holanda, Estados Unidos, Peru e Inglaterra, seja para grafitar murais ou expor suas telas.
Então, pra ficar ainda mais por dentro do trabalho sensacional do artista, dá uma olhada nos perfis dele no Tumblr e no Instagram.