Adriano Bohra e seus Robolitos

LinkedIn

A arte de rua de Adriano Bohra é uma das mais originais que surgiram nos últimos tempos. Além de trabalhar com o graffiti, o cara ainda esbanja criatividade ao colocar seus Robolitos na forma de esculturas, instalações, performances e ilustras.

adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-28

Natural de Curitiba, Adriano é um artista autodidata que foca principalmente na street art, mas que também traz consigo influências de desenhos animados, histórias em quadrinhos, ilustrações e filmes de ficção científica.

Ele criou um personagem que tornou-se sua marca registrada… uma marca tão forte que até serviu para originar o seu nome artístico, “Robolito”.

adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-38 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-37

Os Robolitos foram idealizados como robôs alienígenas imaginários e a técnica de trabalho utilizada pelo artista na sua criação envolvem formas tridimensionais.

As obras de Adriano envolvem diversos elementos que interagem com seus personagens. Entre eles podemos citar os animais, peças orgânicas, máquinas, culturas ancestrais, a natureza em geral, e por aí vai. O objetivo é mesclar a estética das suas criações com o híbrido e o lúdico.

adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-32 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-5 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-17 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-23

Um dos principais fatores que influenciou o artista a criar o personagem foi sua infância humilde, privada de luxos. Vivendo essa realidade, ele mesmo inventava seus brinquedos usando caixas de ovos, madeira e rodinhas. Tudo isso ajudou bastante para que ele desenvolvesse a criatividade desde cedo.

Nas suas obras, uma das características que mais chama a atenção é o uso marcante das cores vibrantes. Ele trabalha sua arte com o objetivo de trazer mais harmonia para as pessoas. Nas palavras do próprio artista “os Robolitos vêm para o Planeta Terra para trazer as cores. As pessoas que virem os robôs alienígenas perceberão que eles são muito diferentes dos seres humanos. A ideia é que esta abordagem surrealista traga uma certa harmonia para o mundo real.”

adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-31

Entre vários projetos que já realizou, podemos destacar uma mostra que foi exposta no Chile e contou com uma escultura de 5 metros e também a exposição “Mundo dos Robolitos”, que rolou na Argentina.

Atualmente, o cara está trabalhando no projeto “A Invasão dos Robolitos”, que consiste na realização de 4 esculturas gigantes que ficarão expostas no MUMA, o Museu Municipal de Arte de Curitiba, e também na rua da Cidadania do Pinheirinho. A ideia é ocupar espaços de vão livre da capital paranaense, partindo do princípio de que Curitiba possui diversos espaços públicos ociosos e pouco ocupados.

adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-34 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-29 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-36 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-30

Nós curtimos muito os Robolitos de Adriano Bohra e também achamos que o mundo precisa de mais arte para trazer harmonia à sociedade.

Se você pensa como a gente e ficou curioso para conhecer mais sobre o trampo de Robolito, confira os perfis do cara no Facebook, Instagram e Flickr.

adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-33 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-35 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-3 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-4 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-7 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-8 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-9 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-10 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-11 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-12 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-13 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-14 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-15 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-16 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-18 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-19 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-20 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-21 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-25 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-26 adriano-bohra-robolito-curitiba-graffiti-escultura-instalação-street-art-ilustração-dionisio-arte-22

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.