Personagem “Suadinho”, do artista André Gola, aborda o tema de forma leve e divertida, trazendo reflexões sobre nossa vida “suada”.
Tenho certeza que você já teve aquela sensação de achar que estamos correndo contra o tempo. Estamos sempre tentando dar conta de tudo, trabalho, lazer, amigos, família, carreira… a lista é interminável. Há tantas coisas que queremos e precisamos fazer e, o tempo, mais do nunca, adquiriu sabor dos restaurantes mais caros da cidade; é algo cada vez mais luxuoso. Uma sensação de cansaço nos invade e nos sentimos sempre nos últimos quilômetros de uma maratona que nunca chega ao fim. Como se estivéssemos sempre…suados.
André Gola, diretor criativo e artista, entende bem dessa sensação. Gola tem um trabalho incrível, que busca trazer à luz temas como saúde mental em épocas frenéticas como a que vivemos hoje. Por meio de uma história muito emocionante, o artista retrata seus sentimentos através de um personagem que ganhou o coração e a admiração de muitos. Permita-nos lhe apresentar André Gola e seu personagem, Suadinho, que mostram o quanto a arte pode acolher e até nos servir de mapa para questões mais profundas.
Créditos: André Gola
QUEM É ANDRÉ GOLA?
Muito prestigiado no mundo da publicidade, André Gola já trabalhou em grandes agências do mercado publicitário, como a Leo Burnett, AlmaBBDO e Lew’Lara. Realizou trabalhos com grandes marcas como Volkswagen, PepsiCo, Ambev, O Boticário, Nestlé dentre tantas outras. Talvez como muitos que estão inseridos no mercado, André sentiu o peso que tem a rotina acelerada de trabalhar com grandes clientes.
O artista conta que, quando começou a desenhar, desenvolveu uma dor de cabeça forte e persistente e isso foi se agravando e decidiu ir ao médico. Através dos exames, André descobriu que estava com hidrocefalia, uma condição que causa acúmulo de água no cérebro, ‘’Foi tudo muito rápido. Assim que o médico viu os exames fui fazer a cirurgia’’, conta em um de seus vídeos sobre sua história.
Após a operação, Gola foi analisar seus desenhos e notou que a sua arte poderia estar tentando lhe dizer alguma coisa, ‘’Senti que toda aquela minha obsessão pela cabeça [ilustrada em seus trabalhos] talvez fosse o meu inconsciente me mandando um sinal, que eu consegui enxergar a tempo’’.
Aperte o play e conheça um pouco mais a história de André:
QUEM É O SUADINHO?
Seu personagem Suadinho ilustra a angústia de uma pessoa que vive nesse ritmo intenso. Além disso, André busca ilustrar diversas situações cotidianas da contemporaneidade por meio de suas ilustrações, como por exemplo, questões que envolvem o alto consumo de redes sociais, a luta contra os próprios pensamentos, insônia e muitos outros temas que atravessam a atualidade e estão relacionados à (não) saúde mental.
Arte disponível em: Dionisio Ateliê
Por meio de traços simples em preto e branco, os desenhos de Gola propõem um debate muito denso e importante sobre o estilo de vida atual. A história do artista enfatiza as nossas semelhanças sem contrapor nossas singularidades, provando que arte está, também, nos detalhes mais simples e nos relembrando de algo tão importante: não precisamos esperar setembro* para falarmos sobre esses assuntos, já que eles estão presentes no nosso dia a dia.
Arte disponível em: Dionisio Ateliê
Se você gostou da história do artista e se identificou com seu trabalho, ou conhece alguém que gostaria de ter um Suadinho para dividir essas questões, no nosso Ateliê você encontra vários prints disponíveis de Gola para te acompanhar ou dar de presente à alguém a mensagem tão bonita que é, você não está sozinho nessa. Clique aqui e adquira a sua! E, se quiser conhecer mais afundo o trabalho de André, @andregola
Arte disponível em: Dionisio Ateliê