Um Bando de Hippies Chamado The Family Dog

LinkedIn

O post de hoje é sobre um movimento, uma família que marcou uma geração e construiu um legado que continua crescendo, a Family Dog.Rick-griffin-poster-family-dog- (1)

A Family Dog foi criada em 1966 e trata-se de um bando de hippies liderados por Chet Helms, um promotor de eventos, festas e festivais de rock’n’roll.

O grupo se tornou um símbolo da contra-cultura norte americana do final da década de 60 e se estendeu até o inicio dos anos 80, tendo nomes como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Greateful Dead, Jerry Garcia e muitos outros se apresentando semanalmente nas casas de shows Fillmore e Avalon e espalhando suas filosofias e ideias de revolução.

poster-family-dog- (3)

Para divulgar seus eventos, a Family Dog juntou um pequeno exército de designers e artistas para criar uma série de cartazes e posteres.

Estes designers ficaram conhecidos como San Francisco Five (os cinco de San Francisco) e eram eles: Ride Griffin, Alton Kelley, Victor Moscoso, Stanley Mose e Wes Wilson. Eles construíram um dos visuais mais icônicos do que é e o que simboliza o rock’n’roll.

poster-family-dog- (1)

Rick Griffin já nasceu imerso na cultura do surf da Califórnia. Inclusive, ele um de seus primeiros trabalhos foi uma tirinha na Surf Magazine, onde criou o personagem “Murph The Surf”, que marcou toda uma geração.

Com seu trabalho em alta, Griffin chamou a atenção de Chet Helms e foi convidado para fazer parte da Family Dog. Então, ele desenvolveu diversos trabalhos icônicos, criando cartazes para artistas como a banda Greateful Dead, e o guitarrista Jimi Hendrix, além do logo da revista Rolling Stone e diversas capas de álbuns de rock das décadas de 70 e 80.

Além de seu trabalho com a Family Dog, Rick também era um contribuidor frequente da Zap Comix de Robert Crumb.

Rick-griffin-poster-family-dog- (4) Rick-griffin-poster-family-dog- (3) Rick-griffin-poster-family-dog- (2)

Alton Kelley era um apaixonado por máquinas, sendo que quando jovem trabalhou como mecânico de helicóptero e de carros do tipo hot rod.

Esta paixão o levou para o campo gráfico e foi aí que começou a criar em cima de elementos mecânicos, como motores e tanques de motos. Ao se mudar para San Francisco, ele conheceu Stanley Mouse. Essa parceria rendeu cartazes para diversos músicos incluindo o Greateful Dead, Jimi Hendrix, Jerry Garcia e Janis Joplin.

alton-kelley-poster-family-dog- (1) alton-kelley-poster-family-dog- (2) alton-kelley-poster-family-dog- (3)

O espanhol Victor Moscoso trouxe ao Family Dog a era psicodélica com seu conhecimento acadêmico.

Formado na tradicional universidade de Yale, seus estudos sobre cores foram de enorme importância tanto para o seu trabalho quanto para época como um todo.

Por ser professor de litogravura, Moscoso enxergava a importância e o impacto que os cartazes tinham para a revolução da contra-cultura. Ele tambem foi outro que era um contribuidor frequente da Zap Comix.

Victor-Moscoso-poster-family-dog- (1) Victor-Moscoso-poster-family-dog- (2) Victor-Moscoso-poster-family-dog- (5)

Já Stanley Mouse, assim como Alton Kelley, era fissurado por carros. Na época da sua adolescência, ele criava camisetas com desenhos de Hot Rod customizados, aliás, desenhar era uma das suas maiores paixões.

Mouse foi extremamente ativo politicamente junto ao movimento “Peace and Love” (paz e amor), sendo um dos grandes nomes dos anos 60, de acordo com Bill Graham.

Trabalhando junto com Kelley nos cartazes de rock para Family Dog, este monstro construiu um legado que ainda continua, e sempre continuará, vivo.

stanley-mouse-poster-family-dog- (3) stanley-mouse-poster-family-dog- (5) stanley-mouse-poster-family-dog- (4)

Wes Wilson sempre amou desenhar, mas acabou seguindo o caminho dos estudos de filosofia na San Francisco State College para ajudar sua mulher e suas três filhas pequenas, até que chegou um ponto em que ele largou os estudos e começou a trabalhar em uma gráfica.

O ponto da virada na sua carreira foi a criação de um cartaz de cunho político com a frase “Are We Next?” (nós somos os próximos?) que teve uma grande repercussão em San Francisco.

Foi assim que o seu trabalho chamou a atenção de Chet Helms, que o contratou para produzir diversos cartazes para os eventos da Family Dog. A linguagem visual dos cartazes de Wilson foi um direcionamento para toda o grupo todo, sendo essencial para o desenvolvimento da Family Dog.

Wes-Wilson-poster-family-dog- (1) Wes-Wilson-poster-family-dog- (3) Wes-Wilson-poster-family-dog- (2)

A arte da Family Dog captura o espírito e a expressão que reflete a liberdade desta época e ainda serve de inspiração para as gerações futuras.

É uma verdadeira viagem pelo passado que, em termos, permanece super atual hoje em dia! Confira mais cartazes deste bando de hippies psicodélicos que marcaram toda uma época.

poster-family-dog- (2)

Wes-Wilson-poster-family-dog- (4) Wes-Wilson-poster-family-dog- (5)  stanley-mouse-poster-family-dog- (2) Victor-Moscoso-poster-family-dog- (4) Victor-Moscoso-poster-family-dog- (3) Victor-Moscoso-poster-family-dog- (6) alton-kelley-poster-family-dog- (4)

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.