Paul Jackson, o Estranho e o Belo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Paul Jackson é um artista e ilustrador britânico, mas que atualmente possui sua base de trabalho em Toronto, no Canadá. Paul desenha praticamente tudo, aliás, tudo que for, no mínimo, estranho e belo.

paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-21

Apaixonado por desenho desde muito novo, seu caminho se cruzou com uma carreira musical. Baterista de uma banda britânica, Paul se dedicou a música durante 8 anos, mas sempre tendo a ilustração como sua companheira de palco.

Inevitavelmente o artista criava a arte dos álbuns da sua própria banda e de muitas outras que gostavam do seu estilo. Esse tipo de “bico” que fazia criando as capas de álbuns foi dando força para ele se dedicar exclusivamente à ilustração. E, com o fim da sua banda em 2008, ele começou a levar o trabalho artístico mais a sério .

O artista é responsável por artes em álbuns premiados das bandas Alexisonfire, Young Guns, City & Colour e Dan Le Sac vs Scroopius Pip.

paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-11 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-10 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-28

O trabalho de Paul Jackson é riquíssimo em detalhes, alguns em pontilhismo e outros em hachuras, técnicas clássicas que possuem um nível de dificuldade enorme e exigem muita paciência.

Seu processo de criação consiste em repetir várias vezes o sketch da mesma ideia e buscar por diversas referências. Em algumas situações, o artista cria um rascunho digital para nortear as composições como um todo.

paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-07paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-13  paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-14

Entre suas principais referências estão MC Escher, um grande artista gráfico apaixonado pelo estranho (weird), contraste e ilusão.

Outros grandes nomes que também inspiram o trabalho de Paul são o do fotógrafo Chuck Close e do pintor pop James Rosenquist.

paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-18 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-17

Jackson trabalha muito em cima desta estética macabra, do dark, do estranho e grande parte das suas obras são em preto e branco. O artista tem um estilo realista, mas cria em cima deste traço com intervenções e elementos simbólicos.

Paul se afasta da fantasia pacata do belo e se apega a esta estética controversa que tem o poder de chocar e agradar ao mesmo tempo.

Saiba mais sobre o artista acessando sua fanpage, seu perfil no Instagram e sua loja de prints.

paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-09 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-08 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-02 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-06 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-05 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-26 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-25 paul-jackson-ilustracao-desenho-dionisio-arte-24

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.