Paul Jackson é um artista e ilustrador britânico, mas que atualmente possui sua base de trabalho em Toronto, no Canadá. Paul desenha praticamente tudo, aliás, tudo que for, no mínimo, estranho e belo.
Apaixonado por desenho desde muito novo, seu caminho se cruzou com uma carreira musical. Baterista de uma banda britânica, Paul se dedicou a música durante 8 anos, mas sempre tendo a ilustração como sua companheira de palco.
Inevitavelmente o artista criava a arte dos álbuns da sua própria banda e de muitas outras que gostavam do seu estilo. Esse tipo de “bico” que fazia criando as capas de álbuns foi dando força para ele se dedicar exclusivamente à ilustração. E, com o fim da sua banda em 2008, ele começou a levar o trabalho artístico mais a sério .
O artista é responsável por artes em álbuns premiados das bandas Alexisonfire, Young Guns, City & Colour e Dan Le Sac vs Scroopius Pip.
O trabalho de Paul Jackson é riquíssimo em detalhes, alguns em pontilhismo e outros em hachuras, técnicas clássicas que possuem um nível de dificuldade enorme e exigem muita paciência.
Seu processo de criação consiste em repetir várias vezes o sketch da mesma ideia e buscar por diversas referências. Em algumas situações, o artista cria um rascunho digital para nortear as composições como um todo.
Entre suas principais referências estão MC Escher, um grande artista gráfico apaixonado pelo estranho (weird), contraste e ilusão.
Outros grandes nomes que também inspiram o trabalho de Paul são o do fotógrafo Chuck Close e do pintor pop James Rosenquist.
Jackson trabalha muito em cima desta estética macabra, do dark, do estranho e grande parte das suas obras são em preto e branco. O artista tem um estilo realista, mas cria em cima deste traço com intervenções e elementos simbólicos.
Paul se afasta da fantasia pacata do belo e se apega a esta estética controversa que tem o poder de chocar e agradar ao mesmo tempo.
Saiba mais sobre o artista acessando sua fanpage, seu perfil no Instagram e sua loja de prints.