O Medo da Morte no Surreal de Joe Fenton

LinkedIn

Joe Fenton é um artista britânico, que atua como designer, escultor e ilustrador. Suas ilustrações monocromáticas de larga escala em papel chamam muito a atenção e marcam o estilo do cara.

14482854_515955878573351_1302991308356321280_n

Geralmente, Fenton utiliza grafite para criar suas ilustrações, porém em alguns casos ele trabalha também com nanquim e tinta acrílica para dar acabamento e gerar efeitos de luz e sombra mais intensos.

O estilo surreal das suas ilustras e esculturas é incrível. Sua arte é carregada de um simbolismo de diversas culturas e religiões espalhadas pelo mundo, sendo que ele também mescla vários elementos da arquitetura européia, como o Barroco e o Rococó, suas ornamentações, molduras e a natureza morta. 

joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-15

O tema por trás de seu trabalho extremamente ornamentado é a estranha tensão e o medo que ele possui da morte, um sentimento que o cara enfrentou durante a infância e que é combatido através de suas obras.

Os trabalhos de Joe possuem grande influência de outros artistas surrealistas, em especial do pintor (e precursor do movimento surrealista) Hieronymus Bosch, conhecido pela famosa obra Jardim das Delícias.

Hieronymus Bosch -Jardim das Delícias
Hieronymus Bosch -Jardim das Delícias

 

Mas além de grandes artistas, Joe também tem uma fonte de inspiração na estética de elementos culturais indianos, asiáticos e islâmicos. Ele conta que seu avô é indiano e, por isso, cresceu ouvindo suas histórias e admirando os ornamentos que tinha em casa. Sua mãe é outra pessoa que o influenciou, pois sempre amou viajar para lugares como o Marrocos e, ocasionalmente, trazia objetos destes locais, fazendo com que o jovem Joe observasse suas formas e texturas.

Falando um pouco sobre o processo criativo do artista, vale ressaltar que antes de começar uma nova obra, ele já define o conceito do que quer na sua mente.

joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-6

Geralmente, o cara tenta contar uma história através do seu trabalho… não de forma explícita, mas sim subentendida. Ele nunca faz sketches da ideia final, pois gosta da forma com que os elementos vão evoluindo de forma orgânica durante a execução da obra.

Como sua formação foi como escultor (ele se graduou com honras em arte e escultura pela escola de arte de Wimbledon), Fenton “leva” algumas características de esculpir para a ilustração, especialmente ao criar armações em todo o seu trabalho. Ele desenha guias e, assim que essas guias ficam prontas, o processo fica muito mais simples quando chega o momento de preencher as ilustrações.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=nRtIrYxiaG4″][su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=0N__NRjpg-M&feature=youtu.be”]FOTO[/su_youtube]

Joe Fenton possui uma carreira de sucesso, sendo que já publicou 2 livros infantis como autor e ilustrador e recebeu diversos prêmios por essas obras. Ele também trabalhou bastante com efeitos especiais e motion design para cinema, tendo passado por empresas como Miramax e Disney.

Você pode conhecer mais sobre a arte sensacional de Joe Fenton acessando sua página no Facebook e no Instagram.

joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-4joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-1  joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-3 joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-7 joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-11 joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-14 joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-2joe-fenton-surrealismo-ilustracao-arte-escultura-10

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.