O Maliciosamente Subversivo David LaChapelle

LinkedIn

David LaChapelle é um fotógrafo e artista conhecido internacionalmente por seu talento em combinar uma estética hiper-realista única com mensagens sociais “profundas”.

As fotografias de LaChapelle ficaram famosas no mundo todo devido ao seu estilo característico que muitas vezes é descrito como hiper real e maliciosamente subversivo.

Sua carreira começou em 1980 em Nova York. Naquela época, David mostrava sua arte em algumas galerias da cidade e chamou a atenção de grandes nomes da cena artística, como Andy Warhol.

Inclusive, foi Warhol quem ofereceu o primeiro trabalho à LaChapelle, como fotografo da revista Interview.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (12)

Seu trabalho fotografando celebridades na Interview ganhou destaque e, em pouco tempo, ele passou a fotografar para diversas publicações editoriais importantes e algumas das campanhas publicitárias mais memoráveis de sua geração.

Para se ter uma ideia, diversas fotos de LaChapelle foram capa e estiveram presentes em revistas como Vogue, Vanity Fair, CG, Rolling Stone e iD.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (9)

O trabalho fotogranfando celebridades ganhou ainda mais notoriedade devido ao estilo único de LaChapelle.

Ele já fotografou nomes super relevantes para a grande mídia como 2pac, Madonna, Eminem, David Beckham, Leonardo DiCaprio, Muhammad Ali, Britney Spears, Katy Perry, Hillary Clinton, Lady Gaga, entre muitos outros.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (19) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (6)

Depois de estabelecer e consolidar sua carreira na fotografia contemporânea, LaChapelle passou a se dedicar também à direção de videoclipes, shows ao vivo e documentários.

Mais uma vez ele se tornou muito bem-sucedido. Entre os seus trabalhos, consta a direção de clipes de artistas como Christina Aguilera, Moby, Jennifer Lopez e Amy Winehouse, além da direção de diversos shows, como o de Elton John em Las Vegas.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (18)

A carreira de David LaChapelle é impressionante e o talento artístico dele ficou evidenciado em diversos setores.

Mas, voltando para a fotografia, podemos dizer que ela é única, pois é algo tão peculiar, que fica fácil reconhecer o trabalho de LaChapelle.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (23) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (11)

Algumas das suas principais características são o exagero, a abundância de cores, formas, pessoas e situações. Tudo isso é algo constante na sua arte.

Nas suas fotos, LaChapelle cria um mundo estático onde tudo é idealizado para ter brilho (no sentido de terem algum protagonismo). Todos os elementos que fazem parte da imagem foram pensados minuciosamente para estar lá e servir a foto de alguma maneira.

Este nível de detalhamento vai desde os próprios modelos até um acessório aparentemente sem importância, como uma cadeira ou uma garrafa, por exemplo.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (20) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (13)

Praticamente todas as fotografias do artista possuem uma história, sendo que isto é notório quando observamos os personagens envolvidos, que geralmente encontram-se  em situações peculiares.

Outro fato comum é  o teor humorístico que as imagens de LaChapelle possuem, o que também pode ser visto como ironia. Para evidenciar isso, ele se utiliza de forma mestral do surrealismo.

Alguns exemplos são uma pessoa nua no meio de um campo verde ou um glamoroso transplante facial.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (4) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (7)

O sexo é outro tema constante no trabalho do fotografo, mas nunca de forma explícita ou gratuita, aparecendo sempre implicitamente nas suas imagens.

Mesmo em termos de nudez, que por vezes mostra aparece em seu trabalho, sempre há um sentido estético extremamente apurado e uma razão artística para ela constar em determinada foto ou imagem.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (10) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (5)

Enfim, a temática de David LaChapelle resume-se à busca por mostrar imagens inéditas ao nosso cérebro.

São imagens que muito provavelmente já chegaram até nós de várias formas, mas nunca da forma como o artista as coloca. Ele possui uma habilidade única de tornar a imperfeição de pessoas e objetos perfeita.

david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (8) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (15) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (16) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (17) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (21) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (24) david-lachapelle-fotografia-surrealismo-dionisio-arte (25)

 

O maliciosamente subversivo David LaChapelle

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.