Crica e Bruno Big pintam duas empenas para marcar os primeiros jogos da liga no hemisfério sul
É verdade que as olimpíadas nos deixaram com saudades de torcer, mas tem uma novidade que vai te fazer pular do sofá de novo. Pela primeira vez, a NFL (National Football League) irá realizar seu primeiro jogo aqui, no Brasil. Na sexta-feira, dia 06 de setembro, os fãs brasileiros do famoso futebol americano poderão torcer em casa. Um evento tão único e histórico como este merece uma atenção especial, não é mesmo? A partida contará com a presença de grandes nomes da música brasileira, como Luísa Sonza, Anitta e o cantor Zeeba. Além disso, os jogadores serão recebidos na grande metrópole com duas grandes surpresas para homenageá-los da melhor forma.
À convite da Effect Sport, uma agência de marketing esportivo conectada com o esporte, fomos convidados para realizar não uma, mas duas empenas para marcar a estreia dos jogos aqui no Brasil. A NFL adotou a tradição de deixar de presente pelas cidades os grandes murais que acolheram os jogos e, em São Paulo, os artistas que fizeram as artes foram Crica Monteiro e Bruno Big, a fim de prestigiar os jogadores e o esporte e promover os jogos. A ideia esboçada nas duas obras é ilustrar o futebol americano mas, também, colocar elementos característicos da cultura brasileira no projeto, transmitindo a união entre as duas culturas, aproximando ainda mais o novo público que, sabemos bem, quando torce, vibra como ninguém.
Créditos: Ivan Cassone
EMPENA CRICA
A artista Crica Monteiro nos contou um pouco sobre o desenvolvimento da criação de sua arte e diz que foi a primeira vez que fez uma arte relacionada ao futebol americano, ‘’Pensei com cuidado as formas e as cores que eu escolhi trazer para essa obra porque, mesmo que a ideia fosse destacar dois personagens do futebol, eu queria trazer o nosso país também nos elementos. Pensei em cores que fizessem referência ao nosso clima tropical, elementos da cultura do nosso trabalho na rua e, junto a tudo isso, mostrar que estamos recebendo esse esporte, agora, aqui em São Paulo’’. Os personagens que Crica escolheu destacar foram inspirados nos dois quarterbacks do jogo, Jalen Hurts, do Eagles, e Jordan Love, do Packers e, ambos estão olhando para cima; para o horizonte, fazendo alusão a um olhar determinado para a conquista, ‘’Quantas vezes nós mesmos não nos vemos nessa posição? De buscar vencer a cada dia, a conquistar nossos sonhos, nossos objetivos. Essa também foi a minha inspiração’’.
Créditos: Ivan Cassone
EMPENA B. BIG
O artista Bruno Big buscou, também, dar destaque a dois jogadores, mas disputando a bola, criando uma imagem bem característica do esporte. Nos equipamentos, Big trouxe as cores dos times e no fundo trabalhou com o azul, ‘’Acho que ele conversa bem com as outras cores. Fora isso, acho que tem a ver com o ambiente também. Eu gosto de pensar num impacto. Prefiro que fique uma arte mais leve, mais colorida, mais pra cima, com uma energia positiva’’.
Créditos: Ivan Cassone
‘’Escutamos as pessoas perguntando sobre o que é que está aí? […] Como não é um esporte nosso, cria uma curiosidade também de quem está vendo para entender sobre o que é o painel.’’
– Bruno Big
‘’Eu acredito que o impacto vai ser gigante, porque muita gente passa por aqui o tempo todo. Fora que trabalhos nessas proporções geralmente gera curiosidade nas pessoas. […] Vivemos em uma cidade gigante e cheia de prédios – inclusive, olha quantas telas temos para pintar! Acredito que essas obras sempre trazem impactos positivos para a cidade.’’
– Crica Monteiro
Créditos: Vitória Brigidio
UM POUCO DE BASTIDORES
Com muita honra, este projeto recebeu a atenção de jornalistas de peso e emissoras oficiais que irão transmitir os jogos, como o jornalista Rafael Valente, Paulo Antunes e as emissoras ESPN e Rede Tv. Não à toa, pois foi um trabalho que contou com a ajuda de muitas mãos. Ambas empenas levaram menos de duas semanas para serem finalizadas, tempo record para dois murais tão grandes como esses – com certeza fruto de uma equipe engajada e com dedicação total.
Créditos: Dionisio
‘’Eu acredito que esses desenhos que foram feitos para homenagear o primeiro jogo da NFL aqui em São Paulo tem um peso muito importante na comunicação da empresa e como ela quer se posicionar diante do público brasileiro. Na arte podemos ver que tem a identidade dos dois artistas, a identidade do esporte, que é bem característico americano e tem as nuances brasileiras; elas estão lá presentes. Fazem parte do significado da obra. Tem sido motivo de muito orgulho estar com eles nesse começo e firmando essa parceria que tende a ser bem extensa”
– Jean Paschalis, sócio fundador da Dionisio
Créditos: Dionisio
Lembrando que as artes fazem parte de várias ativações que estão rolando e vão acontecer pela cidade para marcar a chegada histórica da NFL no país. E, não se preocupe, se você não conseguiu garantir o seu ingresso, poderá assistir ao jogo que acontecerá Nesta sexta-feira, 6 de setembro, às 21h15 através da Rede TV, ESPN, Cazé TV, Disney+ ou DAZN.
Foi muito trabalho envolvido e tudo isso repercutiu várias matérias, dá só uma olhada:
Dionisio.AG para NFL: dois murais gigantes são entregues em São Paulo para a chegada dos jogos:
Eagles e Packers é o jogo mais esperado da Semana 1… pelos americanos!:
No clima da NFL, artistas de rua criam murais de futebol americano em SP:
NFL em São Paulo: tudo que você precisa saber para curtir o jogo na Neo Química Arena e longe dela:
Prédios de São Paulo recebem intervenções artísticas em homenagem ao primeiro jogo da NFL no Brasil:
https://www.estadao.com.br/cultura/gilberto-amendola/predios-de-sao-paulo-recebem-intervencoes-artisticas-em-homenagem-ao-primeiro-jogo-da-nfl-no-brasil/
NFL quer se aproximar de brasileiros por meio da arte urbana de artistas periféricos:
https://almapreta.com.br/sessao/cultura/nfl-quer-se-aproximar-de-brasileiros-por-meio-da-arte-urbana-de-artistas-perifericos/
Cliente: Effect Sport e NFL
Artistas: Crica Monteiro e Bruno Big
Produção executiva, artística, cultural e curadoria: Dionisio.AG
Assistentes: Jamaica, Xmaster, Nilo, Atual, Marcelo Salatiel, João Luiz
Diretor de arte: Rafael Araujo
Produção: Monna Ricotta, Davi Ferrini, Paula Stuc e André Liberio
Gerente de projeto: Rafael Granato
Atendimento: Jean Paschalis e Ana Carolina Paz
Redação: Larissa Mazza e Patrícia Mamede
Fotografia: Ivan Cassone se forem todas dele
Vídeo e apoio audiovisual: Vitoria Brigidio
Núcleo de Negócios: Victor Barros, Leonardo Julianelli, Guto Okamoto