Muralismo de Michelangelo à Kobra: as famosas pinturas nas paredes

LinkedIn

Como a arte de pintar paredes se reinventou conforme os séculos e sempre foi forte influência de decoração

Hoje, muito se fala que o ambiente em que estamos impacta diretamente no nosso bem-estar e qualidade de vida. Mas, se pararmos pra pensar, a arte de pintar paredes, por exemplo, é tão antiga quanto as cavernas. 

Prédios, casas, monumentos, paredes e vitrais. A arte nos murais pode soar como uma novidade do mundo contemporâneo mas, na verdade, ela apenas se reinventou. A arte, de todas as formas, faz parte da vida dos seres humanos desde sempre, mas, como ela é uma linguagem da cultura, suas obras acompanham – ou transgridem – as ideias que conversam com cada período, se adaptando e modificando conforme a regionalidade, valores, pensamentos, angústias e desejos de cada tempo. 

Vamos fazer uma breve caminhada pela trajetória do muralismo (a arte de pintar paredes) e com certeza você vai entender que, talvez as paredes coloridas que ganham os holofotes dos cliques dos smartphones nos dias de hoje, na verdade, não são nenhuma novidade. Mas seguem nos encantando.

Por volta de 1880, no México, onde o muralismo ganhou nome, três grandes artistas, Diego Rivera (1886-1957), quem promoveu a popularidade do movimento, David Alfaro Siqueiros (1896-1974) e José Clemente Orozco (1883-1949), são conhecidos como precursores do movimento muralista, ultrapassando os perímetros das telas. A aposta de Riviera no muralismo era justamente garantir que o povo tivesse acesso livre à arte, assim, dispensou os cavaletes e eternizou suas críticas sociais e histórias nos grandes murais.

Diego Rivera | Detalhe do centro de “Man, Controller of the Universe”, México 1934. Recriação de “Man in the Crossroads” no Rockefeller Center, NYC

Já no Brasil, um dos maiores nomes que temos dentro do movimento é Cândido Portinari (1903-1962). Diferente da cultura mexicana, o artista traz em suas obras questões sociais relacionadas à luta das classes dos trabalhadores nas plantações, as favelas e cidades. Portinari bebeu de diversas vertentes da arte como o realismo, cubismo e surrealismo, usando as paredes enquanto uma enorme página para registrar suas mensagens, pensamentos e ideias.

Créditos: O Globo

Globalmente, também podemos pensar em Michelangelo (1475) e Leonardo da Vinci (1452) enquanto muralistas de seus tempos, já que estes não se restringiam somente às telas ou esculturas, tendo artes sendo recebidas nas grandes arquiteturas de famosas catedrais,  passando a ser conhecidos por seu cunho religioso, pauta pioneira na época.

Teto da Capela Sistina, Florença, Itália

Hoje, a arte dos murais continua viva. No Brasil, por exemplo, temos grandes nomes  como, Kobra, Os Gemeos, Criola, Speto entre tantos outros, estampando grandes paredes, murais e prédios, que até chegam a se tornar pontos turísticos pelo mundo todo. Apesar de estarem nas ruas, vale lembrar que, muitos desses artistas podem estampar espaços internos como, casas, escritórios, etc.

Fizemos essa pequena viagem para relembrar que dia 30 de outubro foi o dia da decoração e mostrar que a arte de decorar ambientes é milenar e se modifica conforme as épocas. Voltamos um pouco, mas poderíamos retornar a velha e boa história dos desenhos nas cavernas para enfatizar o quanto a arte está presente desde sempre na humanidade. Seja como for, caçadores coletores, neandertais ou sujeitos neoliberais, nos esforçamos continuamente para manter a arte perto de nós.

Para ilustrar, trouxemos alguns projetos que produzimos junto a clientes e artistas para você se inspirar a fim de trazer mais cores para seus ambientes. 

MURAL ENTREGADOR APOLO TORRES

Com o objetivo de homenagear os entregadores de delivery, que exercem um papel essencial para que a sociedade funcione, junto do artista Apolo Torres que é, inclusive, um muralista consagrado na arte da atualidade, produzimos uma arte localizada em forma de tributo a estes profissionais. O mural fica localizado em uma das avenidas mais famosas da zona norte de São Paulo, a Santos Dumont.

Fotografia: Thiago Siqueira | arte de Apolo Torres | produção Dionisio.AG | projeto MAR (Museu de Arte de Rua de São Paulo) 

LOUNGE DA CRIATIVIDADE MULLENLOWE

Um espaço que antes era totalmente branco, se transformou em um delicioso lounge da criatividade. Idealizado e reproduzido pelas artistas Lanó (dupla composta por Carolina Barbosa e Juliana Nersessian), Hanna Lucatelli e Vera Nomura, o espaço ficou conhecido por aflorar o lado criativo dos colaboradores. 

Fotografia: Dionisio.AG | arte de Lanó | produção Dionisio.AG 

MURAL PARDAL EM CASA

Um pouco fora do que “parece usual” este é um exemplo de como os murais podem ocupar diversos espaços, literalmente. Essa foi uma arte desenvolvida na escadaria dentro de uma residência na Vila Madalena, em São Paulo. A obra interage perfeitamente com o ambiente da casa, como um verdadeiro elemento arquitetônico.

HOME DECOR

Agora, e se a parede for a sua? Já que está mais que claro que desde as cavernas somos seres que “não gostam de deixá-las em branco”, nada mais justo do que trazer algumas obras para você marcar o seu espaço ou presentear alguém. Aqui em nosso Dionisio Ateliê contamos com uma curadoria incrível e peças exclusivas para você achar a decoração perfeita para os seus ambientes, e nós podemos provar! 

Clique aqui e navegue no nosso colorido.

No fim, toda essa viagem pelas pinturas nas paredes foi só um pretexto para falarmos um pouco mais sobre este tema que somos mesmo apaixonados: a arte! Chega a ser difícil, talvez até impossível, achar uma definição para ela. Muitos intelectuais, artistas e pensadores morreram tentando nomeá-la. Talvez sua melhor qualidade esteja enraizada em seu próprio mistério. Afinal, a única certeza que ela nos garante é, sempre, uma boa companhia para se ter por perto.




LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

× Fale conosco