Muitas pessoas veem a fotografia como um registro de momentos felizes e agradáveis, seja em uma viagem ou entre amigos e familiares.
Mary Ellen Mark é uma fotógrafa americana nascida na Filadelfia em 1940. Em suas fotos, ela registra o lado esquecido da sociedade ou simplesmente o lado que ninguém quer ver.
Além disso, vale ressaltar que Mary ficou mundialmente conhecida por suas fotografias jornalísticas que contém um tom social pesado.
A fotógrafa, que faleceu em 2015, costumava dizer que atuava “longe do foco predominante da sociedade”.
Suas imagens retratam o cotidiano daqueles que vivem longe da “sociedade correta”. Elas mostram aqueles que não tiveram outra opção a não ser viver de maneira perigosa e muitas vezes em situações humilhantes e bizarras.
Mary lançou 18 livros e estava trabalhando no 19º quando faleceu. Ela teve um reconhecimento mais do que merecido durante sua carreira, sendo vencedora de diversos prêmios de fotografia e jornalismo.
Alguns exemplos são o prêmio Robert F. Kennedy Journalism Awards (que ela venceu por 3 vezes) e o Outstanding Contribution Photography Award, concedido pela organização mundial da fotografia.
Seu trabalho mais renomado é o livro de 1988 “STREETWISE”, onde Mary foi para as ruas de Seattle (considerada a melhor cidade da América na época) para registrar a vida de jovens e adolescentes que tinham que se prostituir, roubar, traficar drogas e, fatalmente, viraram viciados em drogas para sobreviverem.
Após o lançamento do livro, Mary disse: “se existem crianças nas ruas de Seattle, elas podem ser encontradas em qualquer outro lugar do país”. E também, infelizmente, do mundo.
Realmente o trabalho de Mary possui um conteúdo pesado e tem o poder de chocar os observadores. Os personagens contam suas histórias através de suas ações e expressões.
O olhar petulante de alguns fotografados caminha junto com um ar de esquecimento e solidão, que eles deixam escapar em seus rostos. Nas imagens que retratam crianças, é impressionante como o ar adulto se mistura com um olhar ou uma pose infantil. Muitas delas ainda usam brinquedos e roupas de crianças, pena que em situações contrárias.
Confira mais do trabalho dessa fotógrafa fantástica no site dela clicando aqui. Lá, você pode conferir todos os prêmios que ela ganhou, além de mais informações sobre a vida e a carreira de Mary.