James Jean, uma Referência em Ilustração

LinkedIn

James Jean é um dos artistas visuais mais conceituados da atualidade. Suas obras são referência tanto para o lado de criações comerciais quanto para galerias de arte tradicionais.

james-jean-dionisio-arte (10)

James Jean no Taiwan e ficou bem conhecido do público americano por suas obras que foram capa de vários livros e revistas publicados pela DC Comics, além de trabalhos que desenvolveu para grandes empresas como Prada, ESPN e Atlantic Records.

james-jean-dionisio-arte (2)

O jornal americano New York Times chegou a comparar a sua obra à de Maxfield Parrish, famoso pintor e ilustrador que viveu no século passado e faleceu em 1966.

No seu livro “Fables Covers by James Jean” de 2008, as pinturas e ilustrações do artista muitas vezes são impregnadas de um romantismo sonhador e lirismo.

james-jean-dionisio-arte (12)james-jean-dionisio-arte (9)

Mas o mais interessante é que as obras de Jean vai muito além e flerta com diversos outros estilos.

O fato de ser tão versátil destaca muito a técnica e criatividade absurdas do artista.

james-jean-dionisio-arte (8) james-jean-dionisio-arte (3)

A DC Comics, como mencionamos no início do post, publicou várias capas de seus livros e revistas que foram criadas por Jean. Foi a partir dali que sua carreira de sucesso decolou.

Lá, ele ganhou 7 Eisner Awards, um prêmio super importante da arte sequencial que atualmente é propriedade da Comic-Con.

james-jean-dionisio-arte (13) james-jean-dionisio-arte (1)

Além do Eisner Awards, James Jean também ganhou prêmios 3 Harvey Awards, 2 medalhas de prata e 1 medalha de ouro da Sociedade dos Ilustradores de Los Angeles e 2 medalhas de ouro da Sociedade dos Ilustradores de Nova York.

O seu trabalho com publicidade também é extremamente reconhecido. Além das 3 empresas que citamos no início do post (Prada, ESPN e Atlantic Records), o artista também desenvolveu trabalhos para a Time Magazine, revista Rolling Stone, Target, revista Playboy e até para a banda Linkin Park.

james-jean-dionisio-arte (24) james-jean-dionisio-arte (11)

Em 2008, Jean se aposentou das ilustrações e projetos comerciais para se dedicar somente às pinturas.

E, pra variar, suas obras impressionam! Seu trabalho foi exposto em grandes galerias e obteve uma repercussão que consagrou ainda mais o nome do artista.

james-jean-dionisio-arte (4) james-jean-dionisio-arte (5)

Com tamanha versatilidade e variedade de criações, ficamos curiosos para saber da onde vem a inspiração de Jean.

Achamos uma entrevista bem legal de 2013 para a Maharam, onde ele fala o seguinte “por um longo tempo, me atraí por pinturas chinesas de seda de rolagem, gravura japonesa em madeira de bloco, cartazes publicitários de Xangai, desenhos anatômicos e gravuras de Dürer. Mas ultimamente, estou mais focado em destravar as imagens que encontram-se profundamente nos recessos da minha mente. É daí que vem o fluxo de formas alucinatórias e fantasmas nos meus cadernos e desenhos”.

james-jean-dionisio-arte (6) james-jean-dionisio-arte (15)

O fato é que James Jean conseguiu atingir um nível de sucesso raro, em ambos os mercados pelo atuou.

Seu trabalho é reconhecido e respeitado mundialmente, além de ser uma das maiores influências para nós do Dionísio Arte.

james-jean-dionisio-arte (22) james-jean-dionisio-arte (23) james-jean-dionisio-arte (16) james-jean-dionisio-arte (17) james-jean-dionisio-arte (18) james-jean-dionisio-arte (19) james-jean-dionisio-arte (20) james-jean-dionisio-arte (21)

James Jean referência em ilustração

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.