Uma saída para chamar a atenção dos clientes
“A inclusão de serviços nas lojas é uma estratégia crucial. Espaços bem planejados proporcionam sensações de descoberta e encantamento. Estudos mostram que experiências positivas em lojas físicas têm impacto emocional até 45 vezes maior. Além disso, clientes retornam cinco vezes mais quando se sentem encantados.” CartaCapital: Revolução no varejo: como as lojas físicas estão liderando experiências únicas
É sábado à tarde e você decide passar no shopping para comprar um presente de aniversário para aquela amiga especial. Ao chegar, luzes fortes e brancas junto a uma multidão te recebem. Uma irritação sobe pelas veias e logo bate aquela arrependimento de não ter feito isso durante a semana, já que frequentar os shoppings não é uma atividade tranquila.
Enquanto caminha na busca pela loja certa, você só pensa em sair daquele lugar que mais te lembra um hospital, de tão branco. Mas o aniversário é hoje e seria, no mínimo, rude chegar lá de mãos abanando, afinal, é uma pessoa pela qual você sente muito carinho e quer dar um presente especial, capaz de transmitir a ideia do quanto ela é importante. Mas todo mundo sabe que escolher o presente perfeito leva tempo.
E, então, uma coisa te chama atenção…
Créditos: Davi Ferrini
Ao olhar para cima, você lê, “Decatlhon”, e lembra que sua amiga é muito ativa e curte fazer vários esportes e atividades ao ar livre. A loja é enorme, e poderia ser só mais um comércio comum, porém, logo na entrada, você se depara com um painel gigante…
Créditos: Davi Ferrini
Além da arte nas paredes, que tornam o ambiente muito mais divertido e interessante, o espaço conta com uma grande área para você ousar e fazer o teste drive do patinete, do skate, testar as diferentes marcas de bolas de basquete e até entrar nas melhores barracas de acampamento.
E, então, dentro da barraca você lembra daquele desejo antigo que vocês duas compartilhavam ainda na época da escola, que queriam fazer um mochilão juntas, um dia. Você se levanta e vai até o corredor das mochilas e se depara com diversas opções e escolhe a verde musgo, a cor preferida de sua amiga, “o presente perfeito”.
OU SEJA: COMPRAR VAI MUITO ALÉM DE ADQUIRIR
É verdade que hoje, com a internet, muitas pessoas realizam suas compras online. Mas ainda existe aquela parcela de gente, os mesmos que gostam de fotografias impressas, discos de vinil, filmes no cinema e várias provas de roupas. A verdade é que, quem está indo a um lugar, não está interessado só no produto final, mas sim na experiência inteira.
Uma matéria do Meio&Mensagem diz que “um estudo recente realizado pela consultoria global Kearney, por exemplo, aponta que 81% da Geração Z prefere ir até um estabelecimento para comprar um produto”.
Mas sair de casa, hoje, principalmente em cidades infestadas pelo trânsito, como São Paulo, exige um cálculo matemático. Quanto tempo do elevador até a garagem, quanto tempo da garagem até a primeira faixa de trânsito, quantas músicas da avenida até o estacionamento do shopping? Qual o valor do estacionamento do shopping?
Todo mundo que mora nas grandes cidades sabe que se deslocar, muitas vezes, pode ser uma dor de cabeça. Pensando nisso, a Decathlon, assim como muitas lojas preocupadas em, não só entregar produtos, mas também tempo de qualidade para seus clientes, chamou a Dionisio para deixar a sua nova loja ainda mais convidativa.
“As lojas físicas caminham para se tornar locais de experiência, mas isso não irá excluir as compras. Ao contrário, esses locais serão sempre transacionais, e para que possam encantar o consumidor e vencer a concorrência, irão entregar experiências cada vez mais únicas, personalizadas e agradáveis”
Meio & Mensagem: A loja física será um lugar de experiências – e também de compras!
Havia muito tempo que a marca não abria uma unidade no Brasil e, por isso, queriam fazer uma coisa diferente. Mas a entrega precisava ser rápida, então, ao invés de pintar, trouxemos uma adesivagem gigante – outra alternativa que funciona muito bem para situações como essa. E, para assinar a obra, convidamos a artista Bel Andrade, que deixou a fachada única, com seus traços coloridos e vibrantes.
Fala a verdade, deu outra cara, né?
Se você também curtiu a ideia e quer fazer algo diferente por aí, entre em contato com a gente hello@dionisioarte.com.br 🙂