Julien de Casabianca leva as Pinturas Clássicas às Ruas!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao visitar o Museu do Louvre em 2014, o artista e cineasta Julien de Casabianca foi impactado por um quadro do pintor francês Jean-Auguste Dominique Ingres que retrata uma prisioneira. Esta obra estava “escondida” em um dos cantos do museu e foi ali que surgiu uma iniciativa muito legal!

projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (11)

No momento em que Julien se deparou com a pintura de Ingres, uma ideia genial veio na sua cabeça: e se, de alguma maneira, ele pudesse libertar esta prisioneira do quadro de Ingres?

E quando falamos em libertar, o artista considerou os sentidos figurativo e literal da coisa, sendo que a forma que encontrou para isso, foi reproduzir a figura dela numa rua pública.

projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (23) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (24)

As pessoas podem não reconhecer a obra ou mesmo o artista que a criou, mas pelo menos a imagem será vista por centenas (ou até milhares) de pessoas que talvez nunca tenham a possibilidade de visitar o Louvre.

E foi assim que nasceu o Projeto Outings (traduzindo: passeio, excursão, saída, caminhada), que é simplesmente sensacional!

projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (3) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (26)

Após compartilhar online fotos da sua primeira obra nas ruas, várias pessoas em pelo menos 18 cidades “libertaram” outros personagens anônimos que aparecem em pinturas clássicas.

Essas libertações foram vistas em locais públicos de Londres, Barcelona, Chicago, Roma, entre outros lugares. Casabianca diz que a participação e interação ao redor do mundo foi totalmente inesperada, mas que ele abraçou a ideia totalmente.

projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (18) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (25)

O mais legal é que o Projeto Outings ganhou dimensões maiores, além dos entusiastas da arte.

Dois museus, um em Madrid e outro na Polônia, também se envolveram com o artista, para que ele possa “brincar com a arte deles em público”.

projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (12) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (19)

Essa ideia realmente é brilhante e nós esperamos que possa chegar ao Brasil!

Já imaginou andar pela Avenida Paulista ou pela praia de Copacabana e dar de cara com uma figura clássica dessas? Seria irado!

projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (1) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (2) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (4) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (5) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (6) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (7) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (8) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (9) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (10) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (14) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (15) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (16) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (17) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (20) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (21) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (22) projeto-outings-julien-de-casabianca-dionisio-arte (27)

 

As Pinturas Clássicas Vão às Ruas!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.