Quando o assunto é fotografia de rua, um nome vem logo na nossa cabeça, especialmente se considerarmos o assunto no Brasil. Estamos falando de Gustavo Gomes, também conhecido como Gustavo Minas.
Nascido na cidade de Cássia, no interior Minas Gerais, Gustavo atualmente reside em Brasília, mas desenvolve seus trabalhos Brasil afora.
Além de seus projetos próprios, ele também faz parte dos coletivos SelvaSP, Flanares e Vivo. Algumas de suas maiores influências são os mestres William Eggleton, Gueorgui Pinkhassov e Alex Webb.
O trabalho de Gustavo é simplesmente incrível, especialmente quando ele captura as fotos com a luz das manhãs e dos fins de tarde.
Com foco total na fotografia de rua, o cara sabe explorar como poucos as cores tropicais, além de ser um mestre em capturar imagens espontâneas.
Sua carreira começou no 2000. Naquela época, ele cursava faculdade de jornalismo e levava a fotografia mais como um hobby. O fato é que, desde então, Gustavo só cresceu e evoluiu artisticamente.
O processo criativo costuma ser o mais natural e orgânico possível. Geralmente, Gustavo traça uma rota ou caminho em sua mente e sai andando pelas ruas seguindo esse “plano”.
Porém, o plano é totalmente entre aspas. Isto pois, ele “se deixa” desviar por elementos que o cercam e chamam sua atenção. O fotógrafo mineiro nunca pede permissão, simplesmente age de forma rápida e instantânea.
O talento gigantesco de Gustavo já lhe rendeu, inclusive, o 2º lugar no International Sreet Photography Awards de 2013. Ou seja, podemos dizer, sem exageros, que o cara é um dos melhores fotógrafos do mundo no gênero “street photography”.
Para ver mais fotos sensacionais do cotidiano e acompanhar de perto o trabalho de Gustavo Minas, siga-o no Flickr, no Tumblr e no Instagram.