As Esculturas Bizarras de Mark Jenkins

LinkedIn

A arte urbana vai muito além dos grafites e das pinturas espalhadas pelas ruas. Outra forma muito popular de arte que vemos no nosso dia a dia são as esculturas.

mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (1)

No post de hoje, falaremos sobre um artista plástico americano super conceituado, que desenvolve um trabalho espetacular, na maioria das vezes usando fitas adesivas. Estamos falando de Mark Jenkins.

Como a maioria das suas obras ficam nas ruas, é normal que as esculturas de Jenkins interajam com o ambiente que as cercam, especialmente com os pedestres que acabam sendo espectadores.

mark-jenkins-dionisio-arte

Também é comum as criações do artista chamarem a atenção da polícia. Muito disto se deve ao fato da sua obra ser descrita como lunática, macabra, chocante e situacionista, principalmente aquelas que simulam pessoas que se encontram em situações perigosas e inusitadas.

Enfim, é praticamente impossível ao menos não ficar curioso ao se deparar com uma de suas esculturas.

mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (3)mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (8)

As reações das pessoas / espectadores das suas esculturas são diversas. E, por vezes, essas reações se tornam a grande estrela da arte.

As obras de Jenkins podem ser encontradas em diversos lugares, espalhadas pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

Entre suas influências, Jenkins cita o escultor espanhol Juan Muñoz como referência e principal inspiração, especialmente no início de sua carreira. Mas falaremos mais sobre Muñoz em outra ocasião.

O fato é que, independente das suas influências, atualmente Mark Jenkins é uma das principais figuras da street art mundial.

mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (11)mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (12)

Como falamos do Brasil há alguns parágrafos, vale ressaltar que um fator super interessante é que a carreira de Mark Jenkins começou durante o tempo em que ele morou no Rio de Janeiro.

mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (4) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (5)

Voltando a falar da arte de Jenkins, sua marca registrada são as instalações inteligentes das suas esculturas.

Isto pois, elas são surpreendentemente realistas em espaços urbanos (o que justifica a reação inusitada dos espectadores e das autoridades que falamos anteriormente).

mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (10)mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (14)

Já que falamos das origens e das influências do artista, separamos uma matéria feita pela Rede Globo que detalha e ilustra bem isso tudo. Assista AQUI.

mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (6) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (7)

Se você, assim como nós, gostou ou se interessou pela obra do artista e quiser conhecê-la mais a fundo, recomendamos o livro The Urban Theater.

Este livro é a primeira monografia de Mark Jenkins e vale muito a pena, é imperdível!

mark-jenkins-livro-teatro-urbano-dionisio-arte (22)

O livro documenta um espectro bem amplo das suas criações. Além das esculturas, há também fotos que Jenkins tirou mostrando a reação espontânea das pessoas ao verem e/ou interagirem com as suas obras.

mark-jenkins-livro-teatro-urbano-dionisio-arte (3)

mark-jenkins-livro-teatro-urbano-dionisio-arte (4)

Mark Jenkins também desenvolve uma série de workshops ao redor do mundo onde, além de mostrar suas obras e bater um papo com os presentes, também ensina as técnicas para se criar o mesmo estilo de escultura que ele faz.

Inclusive, esse workshop já passou pelo Brasil, no evento Pixel Show que rolou em São Paulo.

Workshop em São Paulo
Workshop em São Paulo

Separamos mais um vídeo bem interessante que mostra um pouco mais das obras do artista.

Nesse vídeo, ele comenta suas obras, releva algumas curiosidades e aparece trabalhando nas suas criações.

Pra finalizar, separamos mais algumas obras de Mark Jenkins que estão espalhadas ao redor do mundo. Confira!


mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (13) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (15) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (16) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (17) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (18) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (19) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (20) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (21) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (22) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (24) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (25) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (26) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (27) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (28) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (29) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (30) mark-jenkins-esculturas-dionisio-arte (9)

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.