Uma das coisas mais apaixonantes sobre a arte são as infinitas possibilidades de criação. Esta realidade permite que os artistas inovem da forma como quiserem, sempre trabalhando dentro do estilo que mais lhe agrada.
Neste post, iremos destacar o realismo, mas de uma forma diferente, somando-o à um método super inovador de pintar. E a responsável por nos inspirar é a pintora miniaturista Lorraine Loots.
Baseada na Cidade do Cabo, na África do Sul, Lorraine Loots desenvolveu um estilo de arte impressionante em suas pinturas de miniaturas. E quando falamos que é impressionante, é pelo fato da perfeição que ela coloca em suas criações, que são muito pequenas. O talento dela é totalmente fora da curva.
Pegue um lápis e olhe bem para a ponta dele. Agora, imagine o quão minúsculo devem ser as pinceladas da artista para criar as suas obras. O nível de dificuldade é absurdo!
Além do realismo das figuras, é preciso destacar também as técnicas de Lorraine. A utilização de luz e sombra e das massas de preto são perfeitas e enriquecem ainda mais o seu trabalho.
É tão pequeno que parece até que as pinturas foram feitas para formigas. Na verdade, este é o nome que Lorraine deu para esta série: “Paintings for Ants”.
No vídeo abaixo, é possível ver um pouco do processo criativo de Lorraine e também algumas curiosidades e detalhes que ela própria conta.
Mas como ela começou este projeto?
Em 2013, Lorraine se desafiou a criar uma pintura miniatura por dia durante aquele ano. Isto quer dizer que ela criou 365 desenhos do tamanho de uma moeda com detalhes extremamente perfeitos.
É impossível não se impressionar com o talento da artista! Em 2014, ela decidiu prestar uma homenagem à sua cidade, a Cidade do Cabo, que foi escolhida como Capital Mundial do Design.
Então, ela repetiu todo o processo de criação. A diferença é que todas as suas novas obras terão como tema a Cidade do Cabo.