A Relação de Emerson Dias com a Arte

LinkedIn

Emerson Dias é um dos novos nomes que melhor apareceram no meio artístico brasileiro. Com apenas 24 anos, o ilustrador vem se destacando pelo seu estilo marcante e as cores vibrantes presentes nas suas obras.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-15

Emerson vem da cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo. Além de ser ilustrador, ele também trabalha com artes de vários fins e diferentes modalidades.

Seu envolvimento com o desenho vem desde criança, quando possuía uma imaginação bem fértil e acreditava em quase tudo. Nessa época, ele desenhava todas as coisas que gostava e assistia seu cartoon favorito na televisão, “Dragon Ball Z”, do mestre Akira Toriyama.

DBZ foi o ponto inicial para a carreira artística de Dias, pois ele gostava muito de copiar os personagens da série e, a partir dali, foi tomando ainda mais gosto pelo desenho.

Conforme foi crescendo, quando entrou na 5ª série do ensino fundamental, aqueles desenhos que assistia na televisão já não lhe interessavam muito.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-55 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-27

Foi aí que ele começou a se interessar pelo graffiti, que estava presente na parede da escola. Ali, descobriu um universo novo com vários estilos artísticos.

Durante todo esse período escolar, o desenho foi o passatempo e o refúgio de Dias. Como ele não gostava de falar e conversar muito, ficava a maior parte do tempo reservado no seu canto desenhando.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-23 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-24 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-25

Artisticamente, antes de assumir a autonomia para criar suas próprias criações e externar as próprias ideias, basicamente focava nas cópias de graffitis e desenhos.

Quando terminou o ensino médio, Dias escolheu cursar design na faculdade para manter esse contato com o desenho e desenvolver sua carreira.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-3 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-1 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-2

Na faculdade, ele aprendeu muitas coisas, conheceu vários artistas que se tornaram referência e aprendeu a usar alguns programas de computador que seriam importantes no desenvolvimento do seu trabalho.

Assim, ele foi moldando o seu estilo e evoluindo cada vez mais. O principal objetivo de Dias era se ver e se enxergar nas suas obras. Ter uma identidade e um estilo que o representasse, que seus amigos conseguissem identificar os seus desenhos sem precisar de assinatura. Nas palavras do próprio ilustrador: “sabia que não seria um dos melhores, mas queria ser diferente“.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-18 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-4 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-11

Hoje, o trabalho de Emerson Dias surge a partir de suas vivências. O ilustrador procura sempre estar atento ao cotidiano, procurando experiências que podem se transformar em desenhos.

Seus trabalhos traduzem o que ele está pensando no momento do processo criativo e também refletem as fases da sua vida.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-26 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-12 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-19

Alguns de seus desenhos são inspirados por filmes, músicas e poesias. Já outros simplesmente saem da sua imaginação.

Um ponto característico e bem marcante do seu trabalho são os olhos. O ilustrador procura evidenciá-los, mesmo que quase sempre estes olhos estejam sem expressão alguma, como se fossem máscaras estáticas, nunca sorrindo ou se entristecendo.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-5 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-10 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-17

Falando um pouco das cores que Dias trabalha com mais frequência, é evidente a preferência por tonalidades mais vivas e chamativas.

Suas cores favoritas são aquelas que nos confundem, aquelas que estão no meio termo entre azul e verde, verde e amarelo e roxo e azul.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-22 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-8 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-14

Um outro ponto bem legal das suas criações é a forma como ele trabalha alguns personagens da cultura pop. As cores vibrantes marcam presença nos desenhos, assim como o estilo característico do artista.

Enfim, se você curtiu o trabalho e a história desse novo talento do cenário brasileiro, se liga na página dele no Facebook, no Instagram e no Behance.

emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-20 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-21 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-6 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-7 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-9 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-13 emerson-dias-ilustração-desenhos-cores-brasil-dionisio-arte-16

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.