A criatividade está fora das máquinas
É fato que vivemos o ápice da tecnologia. Com a ascensão da Inteligência Artificial, muito se fala se a ferramenta vai substituir o criador, uma vez que ela está sendo muito utilizada em campanhas publicitárias e até desenvolvendo arte. Mas nós sabemos que a beleza da arte também está em seu caráter humano. Hoje vamos mostrar um artista que subverteu a tecnologia e sua criatividade o lançou para grandes e renomadas galerias, além de claro, ter realizado um projeto com nós e a Jagermeister.
Muito se discute sobre o papel da IA na arte. Diversos artistas têm se adequado às novas tecnologias a fim de acompanhar o mercado da arte. Mas também não só. É preciso reconhecer que a tecnologia é uma ótima ferramenta, que pode servir de grande auxílio para desenvolver ideias novas ou até mesmo otimizar o trabalho, fazendo com que os artistas possam ganhar um maior retorno financeiro. Mas, como a gente sabe, nada supera a criatividade humana. Mazola, por exemplo, foi um desses artistas que, com as próprias mãos, fez o trabalho da tecnologia com maestria.
Créditos: Vitória Brigidio
Mazola, ou Garoto Negativo traz, em seus trabalhos, traços realistas, mas não só. Vai além. O artista é muito conhecido pela inversão de cores, ou seja, deixa as obras em tom negativo sem a ajuda de nenhuma IA, apenas com sua inteligência e noção sobre o estudo das cores e umas latas de Spray, “Toda cor tem o seu negativo. No começo, eu até quebrava um pouco a cabeça, mas hoje, eu já penso invertido”.
Créditos: Vitória Brigidio
A ideia surgiu despretensiosamente. Uma vez, seu celular deu problema e a tela ficou negativa e, quando o aparelho para uma de suas artes, pensou que poderia ser algo interessante. A partir disso, passou a fazer vários trabalhos em negativo e, quando você usa um filtro específico no Instagram e aponta o celular para a pintura, ela fica positiva. Fala sério, demais, né?!
Além disso, Mazola trabalha com o realismo positivo também e já realizou um trabalho com a gente para a marca de bebidas Jagermeister. O case foi super bacana e o resultado ficou lindo, com lindas garrafas personalizadas pelo artista. Olha só o resultado:
Créditos: Dionisio.AG
E, se você quiser saber mais sobre esse artista e sua técnica, clique aqui e veja a entrevista exclusiva para a nossa coluna na Abramark! Ou aperte o play e assista a entrevista:
E agora, depois dessa, será que deu vontade de criar pensando fora da caixinha? Entre em contato com a gente: hello@dionisioarte.com.br.