O WALL\THERAPY é um projeto de arte e intervenção comunitária realizado na cidade de Rochester (EUA) em que murais e paredes públicas foram utilizadas para transformar a paisagem urbana, inspirar e unir a comunidade local.
O trabalho transformou paredes, prédios e bairros inteiros em Rochester nos Estados Unidos. Essa transformação tem inspirado não somente as pessoas que vivem na comunidade, mas também pessoas de outros lugares e outras comunidades similares.
Os murais tornaram-se parte da cultura local da cidade, passando a fazer parte da sua identidade e rotina. O nível de envolvimento da comunidade chega a tal ponto que há aulas de arte e tours escolares que passam pelos murais. Os local torna-se um verdadeiro point cultural e turístico.
Outro fato comum é encontrar diversos artistas observando o WALL\THERAPY. Afinal, é uma grande fonte de inspiração para novos trabalhos artísticos serão desenvolvidos.
Mas como tudo isso começou? O projeto iniciou-se em 2012 com o Dr. Ian Wilson, um cidadadão de Rochester, no estado de Nova York.
O Dr. Wilson tinha o sonho de retribuir um pouco e do que recebeu da cidade de Rochester e ajudar a comunidade de alguma forma.
A maneira que ele achou para demonstrar seu agradecimento à Rochester resultou no WALL\THERAPY, uma intervenção a favor da comunidade usando a arte urbana para responder a necessidade coletiva por inspiração da cidade.
O WALL\THERAPY nasceu como um festival que durou uma semana, tendo 11 artistas de rua (os “terapeutas”) que vieram do mundo todo para pintarem (“reabilitarem”) 16 paredes na cidade, dando à Rochester uma nova vida e energia.
Os murais estavam inicialmente concentrados no centro e no mercado municipal da cidade, sendo que, anos depois, o trabalho foi expandido para outras áreas da cidade.
Essa intervenção deixou a paisagem urbana de Rochester infinitamente mais bonita, acendeu o diálogo dentro da comunidade e orgulhou os cidadãos e moradores da cidade.
Um trabalho tão legal como este merece um reconhecimento especial. E assim, ele tornou-se conhecido no mundo todo.
Pessoas de mais de 2.000 cidades em 104 países já visitaram o WALL\THERAPY para conhecerem o projeto e aprender mais sobre ele.
Atualmente, diversos artistas ao redor do mundo pedem para pintar murais em Rochester… sensacional!
Bem que um projeto desses também podia rolar aqui no Brasil né?!
Com certeza seria super enriquecedor pra nossa cultura urbana! Fica a dica para que os nossos artistas se mobilizem!
WALL\THERAPY – projeto de arte e intervenção comunitária