No mês passado perdemos mais um gênio dos quadrinhos, o mestre Darwyn Cooke. Ele foi responsável por ilustrações da Mulher-Gato, Watchmen e pelo início da Era de Prata da DC Comics e nos deixou no último dia 14/5/16, vítima de câncer.
Nascido em 1962 no Canadá, Cooke começou sua vida nos quadrinhos na década de 80.
Depois de alguns trabalhos com storyboards para as animações da DC Comics produzidas por Bruce Timm em meados de 1990, Cooke entrou pra valer no mundo dos quadrinhos.
Aliás, em breve farei um post completo com mais detalhes sobre Timm!
Ele explodiu quando passou a desenhar a série da Mulher-Gato, escrita por Ed Brubaker.
Apesar da parceria de sucesso entre os dois, Cooke só entrou no hall de quadrinistas mais queridos pelos fãs com o lançamento da aclamadíssima série “DC: A Nova Fronteira“, que homenageia a Era de Prata dos quadrinhos da DC Comics.
Mundialmente conhecido pelos seus traços cartoons nas HQ’s, Cooke obteve reconhecimento e prestígio pela singularidade dos seus trabalhos e desenhos inconfundíveis.
Querido pelos fãs, foi um dos cabeças do projeto “Antes de Watchmen“, o prelúdio do consagrado quadrinho de Alan Moore (olha ele de novo AQUI) e Dave Gibbons.
Seu trabalho mais recente foi a entrada no maravilhoso mundo de Hanna-Barbera, desenhando as capas do quadrinho “Future Quest”, que sairá em breve nos Estados Unidos (sem previsão de lançamento no Brasil, uma pena!).
Como falamos lá no começo do post, Cooke faleceu vítima de um câncer fortíssimo, mas suas obras sempre estarão no coração dos amantes dos quadrinhos. Fica aqui a minha homenagem e de toda a equipe do Dionísio Arte para este mito. Vida longa à Era de Prata da DC Comics!
DICA:
Se você não conhece a Era de Prata das HQ’s, “DC: A Nova Fronteira” é a melhor escolha para começar. Uma saga completa, arco fechado e onde você encontrará o melhor de Darwyn Cooke.
Muitos deixam esta HQ na cabeceira da cama, como forma de reverência à esta excelente obra e seus traços magníficos. Quando você começar a ler, vai entender!