Cleon Peterson é um artista visceral de Los Angeles que usa, de forma agressiva e violenta, formas, esquemas de cor e humanos minimalistas.
Em suas obras, ele expõe o que há de pior na sociedade, ou simplesmente, a realidade! A forma com que ele trabalha com formas simples e as cores como preto, branco, vermelho e, ocasionalmente, o amarelo é fantástica! O artista consegue se comunicar com muita intensidade tanto nas suas pinturas quanto nos seus murais.
Cleon faz parte do estúdio do grande Shepard Farey. Inclusive, ele e Shepard trabalharam juntos em diversos projetos.
Além de artista, Cleon também é designer e participou da criação do livro e do estúdio de “Obey”. Como designer, ele já trabalhou em projetos para diversas marcas de skate como Foundation Skateboards e Pig Wheels. Por falar nisso, a cultura do skate sempre se fez presente no trabalho e na mentalidade do artista. De acordo com ele próprio “o skateboard, por sua essência de liberdade e oposição, é o lugar perfeito para criar arte e expressar nossas próprias opiniões”.
Em suas pinturas, ele procura explorar o caos, as lutas pelo poder e a condição humana, sempre utilizando linhas e formas simples e figurativas. Algumas vezes, o artista cria corpos que formam um padrão ou uma textura visceral, cobrindo todo o espaço.
Porém, há outros casos que se enquadram dentro de contextos urbanos. Mas, uma coisa em comum na arte do cara é a comunicação bem clara e as narrativas sociais desconcertantes expostas através de seus personagens exercendo o poder, a autoridade e o individualismo.
Quanto a sua técnica, Cleon pinta diversas telas pequenas no pincel e, como um quebra-cabeça, ele junta essas peças até compor uma tela enorme. Já falando sobre murais, o artista trabalha com uma técnica mista, utilizando spray e pincel.
Cleon não tem medo de mostrar o pior do lado humano e a forma com que agiríamos sem amarras e leis.
Quando cria sua arte nas ruas, ele não se se preocupa nem um pouco em agradar os espectadores, apenas em comunicar sua mensagem, chocar e fazer o observador refletir sobre seus valores. O objetivo é as pessoas de forma emocional através de suas cores chocantes e sua brutalidade.
Como o artista sempre foi ativo no mundo do skate e também por ser um ex-presidiário, toda a subcultura presente na sua arte procura mostrar a realidade de sua vida.
Os trampos do cara são imperdíveis e você pode conhecer mais sobre Cleon Peterson no seu site e no seu Instagram.
Você também pode gostar de: 18+ Os Quadrinhos Eróticos de Carlos Zéfiro e Saiba Mais sobre a Arte Egípcia: Pinturas.