O artista NemO’s é um dos principais nomes da street art e do grafite italiano e europeu. Se liga nesse post pra conhecer o trabalho animal que ele desenvolve.
Esse nome artístico, também conhecido como “tag”, foi escolhido por vários motivos, como por ser o nome do capitão Nemo de “Vinte Mil Léguas Submarinas”, uma das obras literárias mais famosas do escritor Júlio Verne.
O capitão Nemo lutou em batalhas contra a guerra, as injustiças do mundo e os silêncios do oceano.
Nemo também significa “ninguém” em latim. E o artista conta que sempre teve a ideia de se auto intitular como “ninguém”, o que tornaria o seu trabalho ainda mais misterioso. Para finalizar a questão do seu tag, NemO’s resolveu acrescentar o ” ‘s”, que em inglês significa “de alguém”, ou seja, indica posse.
No caso, o artista brincou com essa linguagem fazendo uma alusão à sua arte, que seria algo como a “arte de ninguém”. Este parado completa a forma como NemO’s se identifica.
No início da sua carreira, NemO’s começou apenas escrevendo seu tag em muros. Porém, ele mesmo diz que somente escrever seu nome em paredes não o satisfazia.
E foi a partir desta insatisfação que ele abandonou o aspecto caligráfico da arte e passou a elaborar desenhos mais complexos.
NemO’s utiliza os personagens que cria em suas pinturas para expressar à si mesmo e também para libertar suas ideias e pensamentos traduzindo-os em algo visual que ele jamais poderia explicar através de palavras.
Conforme foi evoluindo como artista, ele viu que suas obras tornaram-se muito poderosas por serem universais, estando acima de qualquer idioma.
O artista desenvolveu um estilo de grafite que tem um approach mais pro lado da ilustração. NemO’s considera que o mais importante na sua arte é a busca pela técnica e pela emoção que a obra transmite.
A composição dos seus trabalhos é dividida em imagens e gráficos que são essenciais, geralmente acompanhadas de uma mensagem social composta por personagens que realizam ações poéticas e surrealistas, que muitas vezes lembram contos de fadas.
Suas ferramentas de trabalho são o spray, as cores acrílicas e o papel, que dá um efeito cromático e sensorial que é um rodamoinho de pequenas imagens e palavras juntas.
Com o papel, NemO’s consegue utilizar diferentes texturas que colorem os vários “sons” do espírito de suas criações. É bem viajado, mas faz sentido!
O trabalho do cara é animal né?! Se você curtiu, segue ele no Facebook que sempre tem coisa legal.
Ah, e quem é da região Nordeste, mais especificamente de Fortaleza, fica ligado por que NemO’s está participando no Festival Concreto, que vai até o dia 28/11.