Os “MUROS” de Rafael Hayashi

LinkedIn

Na exposição MUROS, o artista plástico brasileiro Rafael Hayashi retrata para o mundo uma das formas da sua própria identidade. A exposição está em cartaz em São Paulo e vale a pena conferir! 

rafael-hayashi-muros-1

Através da observação de si mesmo em relação ao outro, Hayashi criou um personagem livre de fraquezas e tristezas e que luta em prol de um ideal maior que ele próprio.

É interessante observar que este personagem não trata-se de uma fantasia, mas é o resultado de um “exagero” das qualidades que o artista sempre considerou como essenciais, como a força e a neutralidade, especialmente quando falamos sobre emoções e sentimentos.

rafael-hayashi-muros-pintura-oleo-arte-3 rafael-hayashi-muros-pintura-oleo-arte-4 rafael-hayashi-muros-pintura-oleo-arte-5

As obras produzidas por Hayashi foram criadas e selecionadas de forma extremamente racional, tendo sido moldadas para ocultar características que ele sempre teve medo de expor como a fraqueza, as emoções e a delicadeza. Consequentemente, ele deixou estes sentimentos na sombra… é a visão do artista sobre esses sentimentos que representam o seu lado “sombrio”.

Entretanto, no edital da exposição, Rafael nos contou que, de forma curiosa e incontrolável, por vezes este sombrio transparece e “quebra” a temática de MUROS, emergindo nas pinturas e trazendo momentos que podem ser compreendidos como afetuosos. É como se houvesse uma contraposição em que podemos ver violência e um abraço numa mesma obra, assim como uma expressão emocionada e raivosa em outros casos… essa antítese torna as pinturas ainda mais únicas.

rafael-hayashi-muros-pintura-oleo-arte-13 rafael-hayashi-muros-pintura-oleo-arte-12 rafael-hayashi-muros-pintura-oleo-arte-11rafael-hayashi-muros-pintura-oleo-arte-2rafael-hayashi-muros-pintura-oleo-arte-14

O nome “MUROS” faz uma relação à uma barreira emocional, uma espécie de porto seguro pessoal do artista para com o mundo, que por sua vez é agressivo e hostil. A agressividade é uma resposta e uma forma de proteção de Hayashi.

Na opinião do artista “a arte é um nervo exposto. Um tendão tencionado prestes à estourar. No meu caso, essa tensão expressa aquilo que trabalho para mostrar versus o que luto para esconder, que insiste em se apresentar discretamente nos trabalhos. “

A exposição MUROS está em exibição na galeria A7MA até o dia 22/07 e nós recomendamos uma visita. A série de Rafael Hayashi está simplesmente espetacular e é impossível não se emocionar (cada um do seu jeito) com as pinturas.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=H8uW2qfwnnQ&feature=youtu.be”]VIDEO[/su_youtube]

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.