Quando a gente pensa na cena do graffiti paulista, uma das principais referências que vem nas nossas mentes é o bairro do Cambuci. E é justamente de lá que saiu o artista Mudo.
Mudo se mudou para o Cambuci quando ainda era criança e passou toda a sua infância por lá. O primeiro contato que teve com a arte de rua ocorreu através de um amigo que lhe mostrou uma revista que continha alguns murais.
Ele notou que um dos muros grafitados que apareceram na revista, na verdade, ficava perto da sua casa e que passava por aquele local praticamente todos os dias no caminho que fazia para ir à escola.
Foi assim que Mudo passou a prestar mais atenção no graffiti, nos pichos e nas artes espalhadas pelo seu bairro. A partir daí, ele começou a curtir alguns clássicos do gênero, como Os Gemeos, Vitché, Binho, entre outros grandes nomes da arte urbana.
Quando começou a criar seu próprio trampo, ele tomou como inspiração tudo o que encontrava nas ruas, incluindo trabalhos de outros grafiteiros, sem importar se eram artistas consagrados ou da nova geração.
Com o passar do tempo, Mudo desenvolveu um estilo bem característico. Ele criou um personagem, um macaco, que praticamente tornou-se sua marca registrada, assim como os seus bombs e o throw-up.
Mesmo quando desenvolve projetos mais específicos, como quando pintou um mural no MIS para a exposição Frida Kahlo – Suas Fotos, a identidadevisual do artista fica bem evidente. Aliás, apenas fazendo um parênteses, esse trampo ficou animal!
Mas além do graffiti e da arte de rua, Mudo evoluiu e passou também a trabalhar com diversas outras frentes que lhe abriram muitas portas e geraram diversas oportunidades em termos criativos e comerciais. Vale ressaltar que o grafiteiro também é designer gráfico, tendo se formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Toda a sua versatilidade pode ser vista nas suas ilustrações, nas artes que ele criou para estampar produtos variados (como quebra cabeças, camisetas, pranchas de skate e mixtapes) e até em games. Recentemente, o artista fez parte de uma coleção exclusiva para a HIGH, uma marca nacional de roupas focada no público do skate.
Enfim, Mudo é mais um nome forte da cena do graffiti nacional que merece todo o nosso respeito e vale a pena a gente ficar de olho.
Para acompanhar o trampo do cara mais de perto, siga ele no Instagram, no Facebook e confira também sua loja virtual.