No último fim de semana rolou o MURO, um Festival de Arte Urbana que acontece em Marvila, localizada na capital portuguesa, Lisboa.
Organizado pela Galeria de Arte Urbana do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, o MURO aconteceu entre os dias 25 e 28 de maio e apresentou o contexto “Passado e Presente: Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura, 2017” como tema principal.
A programação foi super interessante e, além das atrações artísticas, ainda envolveu diversas outras atividades como shows, performances, debates, aulas de skate, encontros de hip hop, exposições de fotografia, workshops e muita street art.
O evento contou com a participação de artistas portugueses e também alguns nomes internacionais, entre eles o nosso grande Kobra.
Além do fim de semana em si, um outro ponto muito legal do MURO foi o foco que eles deram para a comunidade local, visando utilizar a arte urbana para gerar inclusão cultural e social. Para tal, a Galeria de Arte Urbana convidou o venezuelano FLIX para realizar uma “residência artística” que terá duração de um mês, em que ele desenvolverá um projeto site-specific em Marvila. O objetivo principal desta ação é fazer com que a população juvenil destes bairros se envolva com a arte e a cultura.
O MURO é uma iniciativa incrível que poderia servir de exemplo aqui para o nosso país… quem sabe um dia a gente ainda tenha uma ação tão legal no Brasil, né?!
Para saber mais detalhes sobre a edição de 2017 do festival e das obras criadas que se estenderam pelos bairros Quinta do Chalé, Marquês de Abrantes, Alfinetes e Quinta da Salgada, em Marvila, confira a fanpage deles no Facebook.