A dupla Hari & Deepti desenvolve um trabalho incrível utilizando somente papel de aquarela e uma caixa iluminada por luzes de LED.
Os artistas Deepti Nair e Harikrishnan Panicker (que juntos são conhecidos como Hari & Deepti) são um casal nascido na Índia, mas que atualmente moram e trabalham na cidade de Denver, nos EUA.
O trabalho deles é super interessante e utiliza uma técnica bem inusitada.
A matéria prima utilizada nas obras basicamente gira em torno de papel e luzes para, literalmente, iluminarem o trabalho.
Eles criam dioramas dentro de caixas iluminadas utilizando apenas os recortes de papel.
Cada diorama é composto por recortes de papel de aquarela moldados no formato desejado pelos artistas. Estes recortes são colocados dentro de uma caixa iluminada (ao fundo) por luzes de LED.
Ao serem colocados na caixa iluminada, os recortes são posicionados em camadas, no local correto para compor a arte de acordo com o efeito desejado.
Entre as várias narrativas que a dupla incorpora nas suas criações, há alguns aspectos relacionados à própria luz, como por exemplo estrelas, chamas, vagalumes e planetas.
O vídeo abaixo mostra um pouco do processo de criação de Hari & Deepti.
O nível de detalhamento impressiona e o resultado final é animal!
Sobre a técnica utilizada, o casal de artistas fala o seguinte:
“O papel é brutal em sua simplicidade como um meio. Ele exige a atenção do artista enquanto fornece a suavidade necessária para moldá-lo em algo bonito. É brincalhão, iluminado, incolor e colorido. Ele é minimalista e intrincado. O papel reflete a luz, cria profundidade e ilusões de uma forma que leva o artista à uma viagem com possibilidades ilimitadas.
O que nos espanta sobre os recortes de papel nas caixas de luz é a dicotomia entre a peça em seu estado aceso e apagado, o contraste é tão gritante que ele tem esse efeito místico sobre os espectadores.”
As Sombras de Papel de Hari & Deepti