O grafiteiro Fintan Magee lançou um novo trabalho recentemente em Sidney, na Austrália. O trabalho é animal e se chama “The Water Carriers” (os carregadores de água).
As obras e o estilo do artista australiano você já conhece (veja AQUI), mas hoje vamos falar sobre esse seu novo trabalho que é simplesmente insano.
Este mural foi criado baseado numa foto que Magee encontrou num jornal que tinha sido jogado fora. Ele retrata a pintura de sete crianças sírias numa fila aguardando por água. Para dar o efeito desejado à obra, o grafiteiro utilizou espelhos.
Olhando de frente, parecem apenas crianças normais numa fila. Mas quando olhamos mais a fundo, percebemos que os espelhos dão a sensação que a fila estende-se infinitamente.
As crianças estão aguardando para encher galões d’água vazios. É uma metáfora usada por Magee, onde a água simboliza o componente da “cura”.
O trabalho apresenta uma crítica do artista perante a escala atual da crise de refugiados do Oriente Médio e também ecoa com uma visão cínica em relação a como a história se repete de tempos em tempos.
Tanto artística como filosoficamente, é genial!