Artista conta que a confiança em sua própria arte foi o que a fez não desistir
Filha de um pai cineasta e de uma mãe iluminada, Ida Feldman carrega consigo, desde sempre, uma veia artística. Muito conhecida por suas frases cruas e impactantes como, “enquanto você estiver vivo, vai ter louça” e “hoje me programei pra ser simpática”, a artista construiu uma sólida carreira por meio das palavras. Conquistou um largo reconhecimento ao longo de sua trajetória na arte e, apesar de hoje seu trabalho ser muito admirado e quisto, Ida conta que nem sempre foi assim.
Antes de saber se era possível pagar as contas através da arte, Ida trabalhou em alguns lugares, e já atuou na área da comunicação como assessora de imprensa. Com uma veia que pulsa pela escrita, ela buscou jeitos tradicionais de fazer o que gosta. No entanto, os retornos que a artista recebia eram os mesmos, “você precisa florear mais o texto”, “você é muito direta” e assim por diante. Mas, por sorte, ela não se deixou polir por esses feedbacks, “eu sempre digo que as minhas melhores frases vêm da raiva”. Recentemente, a artista lançou um livro cuja dedicatória faz questão de verbalizar, “dedico este livro a todas as pessoas que me irritaram ao ponto de eu ter ideias e escrever frases”.
Ida é uma mulher na casa dos seus cinquenta anos que lhe arranca surpresas. Sua casa é um verdadeiro labirinto artístico. Ao entrar, te recebe com um “Oi! Cuidado com o forno, está ligado!”, queimando suas peças de cerâmica. Depois, ela lhe oferece café, água e histórias. Suas paredes são cobertas por frases e as estantes sustentam suas artes. Um ambiente repleto de sentido. Cada copo, cada louça, cada pano transmite uma mensagem.
Apesar de sua escrita ácida, a artista tem um coração quente e vislumbra sempre trazer em seus trabalhos ideias contemporâneas como questões de gênero e pensamentos místicos. Ida acredita que suas mãos têm poderes de cura, e além de tocar as pessoas com a sua arte, ela conta que também aplica reiki e procura, assim, transitar pela vida com dedos generosos e carinhosos.
Aperte o play e assista a entrevista completa com Ida:
UM POUCO SOBRE A CARREIRA DA ARTISTA
Em 1998, o Festival Mix Brasil, um festival que contempla a cultura e a diversidade, decidiu criar uma premiação com o nome de Ida a fim de homenagear seu entusiasmo e esforço dentro do festival e também sua dedicação enquanto uma pessoa que divulgava o evento. Agora, a cada edição do festival, Ida dá este prêmio a alguma participante animada como ela naquela edição do Mix.
A artista também tem dois livros publicados. O último foi lançado pela editora O sexo da palavara, uma editora que traz em suas publicações questões de gênero. Frases da Ida é dividido em duas partes, sendo uma destinada à biografia da artista e a outra parte é destinada às suas frases. Além disso, Ida também tem uma coleção exclusiva em parceria com a Tok&Stok, com produtos que contém suas frases mais emblemáticas.
E, claro, pensando que essa história poderia te deixar com vontade de adquirir alguma peça da artista, não se preocupe, temos lançamento na área saindo do forno! Três opções de bolsas com frases emblemáticas da artista! O mais legal é que seus materiais são cem por cento recicláveis. Ou seja, além de estilosa, é sustentável.
Acesse o nosso Ateliê clicando aqui e garanta já a sua!