Josan Gonzalez é o nome por trás das ilustrações mais incríveis no campo da ficção científica e cyberpunk back to the 80’s que temos atualmente.
Por mais que seu nome ainda não seja muito conhecido pelo grande público, o trabalho de Josan Gonzalez está presente em diversas publicações, como a capa atual do livro Neuromancer de William Gibson, por exemplo.
Tendo suas origens na cidade catalã de Barcelona, ele também realiza diversos trabalhos como colorista para grandes editoras como a BOOM! Studios, DarkHorse, 20th Century Fox (colorindo o quadrinho do Maze Runner), entre outras.
O ilustrador espanhol vem ganhando espaço dentro do gênero sci-fi com um traço e um trabalho de cores espetacular, sendo muitas vezes comparado à grandes nomes como Moebius, Katsuhiro Otomo e Enki Bilal.
O próprio Josan Gonzalez diz que, por ter acompanhado o trabalho de quadrinistas europeus desde sua adolescência, teve automaticamente essa influência na sua carreira artística. Entretanto, ele não acha muito prudente que seu trabalho seja comparado exclusivamente ao de Moebius (apesar de assumir essa influência).
Na opinião de Josan Gonzalez, essa rotulação de que “seu trabalho parece com o de tal artista” não é interessante e nem saudável, pois cada um precisa desenvolver a sua própria identidade e estilo.
Atualmente, o ilustrador espanhol está na reta final do seu último artbook chamado The Future Is Now: Volume Two (o número 2 da série cyberpunk), um projeto apoiado por milhares de pessoas via Kickstarter e que levantou mais de € 120.000 para sua produção.
Outro projeto interessante que Gonzalez criou é o das animações para divulgar o The Future Is Now.
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=wRve8Gsby5o”]FOTO[/su_youtube]
Mesmo sendo um trabalho relativamente simples de animação, ele é muito bem construído, com trilhas que nos fazem lembrar de grandes sucessos dos anos 80, como Blade Runner e Tron.
Conheça mais sobre o trabalho incrível de Josan Gonzales no seu Behance e no Facebook.