Hoje destacaremos o trabalho de um dos monstros do grafite brasileiro, o grande Speto!
Paulo Cesar Silva, mais conhecido como Speto, é um dos percursores do grafite no Brasil.
Ele nasceu em 1971 e é autodidata. Começou a pintar bem jovem, ainda na sua adolescência, com apenas 14 anos de idade, e desde então viu sua carreira se tornar super bem sucedida, sendo reconhecido como um dos maiores artistas de rua do nosso país.
Speto é um dos nomes responsáveis pelos moldes que o estilo do grafite brasileiro possui hoje, trazendo elementos folclóricos e africanos.
No início da sua carreira, mais especificamente em 1985, o artista foi influenciado pela cultura hip hop que, na época, era recém chegada à cidade de São Paulo, sua cidade natal.
Outra influência super importante para a formação do grafiteiro foram os filmes que mostravam a arte do grafite para o mundo, como o clássico “Beat Street”.
Porém, com o tempo, Speto foi desenvolvendo um estilo que ficou totalmente característico e pessoal, sendo sua marca registrada.
Em muitos casos, é comum ver o artista misturar as culturas hip hop e do cordel nas suas obras.
Também é bem comum ver Speto trabalhar em criações da arte de rua que lembram xilogravuras, especialmente as xilografias encontradas na região nordeste do Brasil.
O vídeo abaixo evidencia um pouco do que estamos falando:
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=Ow9YgT5c78M”]VIDEO TUTORIAL [/su_youtube]
Esse estilo único e totalmente diferenciado, tornaram Speto reconhecido internacionalmente.
Hoje em dia, é possível encontrar trabalhos do artista espalhados pelas ruas de diversas cidades ao redor do mundo. Entre elas estão Paris, Nova York, Moscou, Rotterdam e Londres.
Além da street art, ele também participou de diversas campanhas publicitárias, mas sempre mantendo-se fiel ao seu comportamento e estilo de vida.
Ou seja, as ações de marketing das quais fez parte, refletiam diretamente a personalidade do artista.
No mundo da música, Speto também possui colaborações muito relevantes. Entre os artistas e bandas com os quais já trabalhou estão Nação Zumbi, Zé Gonzalez, Marcelo D2 e O Rappa.
Por falar em O Rappa, a parceria em questão aqui é super interessante, uma das mais legais da história da música. Além de criar a arte do disco “Instinto Coletivo”, de 2001, o artista ainda acompanhou a banda em turnê por 3 anos.
A ideia dessa tour em conjunto da banda com Speto era criar um grafite no fundo do palco em todos os shows.
Essa ideia é simplesmente animal e devia se repetir mais vezes. Para vocês entenderem melhor o projeto, confira os 3 vídeos abaixo onde o próprio artista fala sobre sua experiência e como foi a parceria com O Rappa:
[su_youtube url=”https://youtu.be/U1POt8f5Ka4?list=PLCrPb3FMYLnjGIaJqNvUkfT68GrqgKZS-“]VIDEO TUTORIAL [/su_youtube]
[su_youtube url=”https://youtu.be/SOTvavijiqQ?list=PLCrPb3FMYLnjGIaJqNvUkfT68GrqgKZS-“]VIDEO TUTORIAL [/su_youtube]
[su_youtube url=”https://youtu.be/3JkKLLT58X0?list=PLCrPb3FMYLnjGIaJqNvUkfT68GrqgKZS-“]VIDEO TUTORIAL [/su_youtube]
Enfim, a arte de Speto tomou rumos e ganhou dimensões que são praticamente imensuráveis. Nada mais merecido para este artista super talentoso!
Pra fechar, confira mais alguns trabalhos deste monstro da street art brasileira e mundial.
Speto – Do HipHop ao Cordel a mistura que vai as ruas