A artista plástica americana Melissa McCracken possui um tipo de sinestesia que faz com que ela veja cores quando escuta qualquer tipo de som. Assim, ela resolveu pintar suas músicas favoritas.
Nascida em Kansas City em 1990, a artista descobriu somente aos 16 anos que a maioria das pessoas não conseguia visualizar as cores ao ouvir sons. Algo que pode parecer confuso para a maioria das pessoas, para ela se tornou um dom!
Para quem não sabe, a sinestesia é uma espécie de disfunção neurológica que faz uma sensação se manifestar quando associamos involuntariamente os estímulos de um sentido aos de outro.
Sobre sua condição neurológica, separamos algumas citações bem legais da própria Melissa McCracken em que ela fala sobre como seu cérebro percebe as coisas.
“Basicamente, meu cérebro é interligado. Eu experimento a sensação ‘errada’ de acordo com o estímulo que recebo. Cada letra e número é de uma cor e os dias do ano circulam meu corpo como se ele fosse um ponto de referência no espaço.”
A artista também explica como a sinestesia influencia no seu trabalho e como se sente sobre ter essa condição neurológica especial.
“O melhor ‘defeito do meu cérebro’ entre todos é poder ver as músicas que ouço. As canções fluem em uma mistura de matrizes, texturas e movimentos, mudando como se fosse um elemento vital e intencional de cada compisição. Ter sinestesia não é uma desorientação ou uma distração. Na verdade, esta condição acrescenta uma vibração única ao mundo que experimento”.
Assim, Melissa McCracken passou a retratar em suas telas o que via ao ouvir algumas de suas músicas favoritas. O resultado são pinturas repletas de cores vibrantes e texturas vívidas para ilustrar o movimento das canções. É dessa forma que ela literalmente pinta a música!
Confira alguns de seus trabalhos abaixo e as canções que inspiraram as obras.
Para ver outras criações e conhecer mais sobre a arte de Melissa McCracken, não deixe de acompanhá-la no Facebook e no Instagram.