Arte, carros, drinks e gastronomia. Casa Osten une consumo e cultura e proporciona experiências completas aos seus clientes
A Casa Osten veio para revolucionar a sua experiência de consumo. Inserida em 2001 no mercado automotivo, o grupo conquistou o título de uma das maiores concessionárias premium do Brasil. Desenvolvida pela família Yamaniski, a empresa que sempre teve como principal pilar a excelência no atendimento de seus clientes, agora, decide levar uma experiência completa àqueles que irão frequentar a Casa, envolvendo café, gastronomia, arquitetura, drinks e, claro, arte.
Você pode se perguntar, por que uma concessionária quer levar tudo isso para a sua loja? A Casa Osten surge com uma proposta de oferecer aos seus clientes e visitantes experiências únicas, descobertas e inspirações. Assim, decidiu ousar e criar muito mais que só um espaço de compra e venda. Pensando nesse compromisso com seus clientes e em continuar entregando excelência e criatividade para o mercado, optou por unir cultura, comunidade e mobilidade.
“Para tornar a nossa Casa um ponto de encontro na cidade de São Paulo, criamos um espaço disruptivo baseado no conceito Omotenashi. Com o intuito de proporcionar vivências inesquecíveis, apresentaremos uma nova forma de receber, onde o cliente estará sempre no centro de tudo.” – Grupo Osten
A ideia é que o local se torne um espaço que ofereça experiências exclusivas e diferentes para o público. Com dois andares, a Casa conta conta com vários ambientes integrados como, por exemplo, um balcão com um menu que vai desde um simples café à comidinhas deliciosas, uma cozinha e um espaço gourmet para realizar atividades gastronômicas, sala de multimídia, onde poderão acontecer futuros eventos e palestras e, o mais legal, um bar secreto que será destinado à eventos mais fechados e exclusivos.
Cada vez mais, percebemos a arte ocupando espaços. Seja dentro de escritórios, lojas, grandes e pequenas empresas, espaços urbanos, ela tem sido uma forte ponte para estabelecer conexões com as pessoas e as marcas têm apostado na cultura para criar mais proximidade com seus clientes e colaboradores.
Créditos: Vitória Brigidio
A ARTE E O TERCEIRO LUGAR
É possível que você já tenha lido sobre a Teoria do Terceiro Lugar, desenvolvida pelo sociólogo Ray Oldenburn. Caso não conheça, em resumo, Ray diz que a qualidade de vida das pessoas é fortemente impactada pelo aspecto social, por isso, ele defende que espaços que são projetados e pensados para desenvolver interações sociais com outras pessoas é muito importante.
A tecnologia nunca esteve tão avançada, hoje conseguimos nos conectar com o máximo número de pessoas em menor tempo na história. Em contrapartida, Ray fala o quanto isso pode nos colocar em um paradoxo, porque a conexão virtual não pode ser superada pela física. Ray Oldenburn diz que a troca com outras pessoas, a interação e todas essas questões sociais, são essenciais para a manutenção da saúde mental e para o desenvolvimento humano.
Estudos de comportamento de consumo, alertam que a interação nas redes não é suficiente para suprir nossos desejos de interações sociais, inclusive algumas marcas já estão percebendo esse movimento em direção à busca das pessoas por trocas mais interativas. O portal WGSN, que traz insights de consumo e mostra novas tendências, diz que ‘’Nossa previsão sobre o Consumidor do futuro 2026 mostra que os consumidores, especialmente a Geração Z, estão rejeitando estilos de vida acelerados e orientados pelas redes sociais. Os jovens estão adotando a ‘lo-tech’ com o ressurgimento dos celulares anteriores aos smartphones e desejam experiências da vida real, como a tendência crescente da cultura do café. As marcas devem se adaptar, oferecendo eventos na vida real que conectem os consumidores entre si e com a marca’’.
Para construir um nome e se diferenciar no mercado é necessário entender que os consumidores não estão apenas em busca de produtos mas, sim, de novas experiências. Com cada vez mais pessoas diante das telas, as atividades fora de casa tendem a se tornar menos atrativas. Por isso, iniciativas como essas do Grupo Osten são tão importantes, pois tornam as atividades do dia dia mais atraentes e evocam a sociabilidade e a interação entre as pessoas.
Diante disso, a Casa Osten decidiu entregar muito mais do que produtos aos seus clientes e escolheu levar experiências, sabores, texturas e contemplações. Para fazer isso acontecer, a família Yamaniski chamou ninguém mais, ninguém menos, que um dos maiores nomes do Graffiti do Brasil: Speto.
Créditos: Vitória Brigidio
A ideia do artista era criar uma manifestação da cultura japonesa e sua identidade, incorporando elementos dessa natureza como, o Monte Fuji, montanhas, a arquitetura tradicional e as famosas flores de cerejeiras (sakuras). Juntos, esses elementos trazem uma rica história e um profundo respeito pela natureza e tradições do Japão.
O vulcão simboliza força e transformação; as flores de cerejeira evocam renovação, delicadeza e beleza natural. Outro ponto que Speto buscou destacar da cultura japonesa, por meio da humanização da obra, foi a importância da gentileza e do respeito mútuo, conversando com um dos principais pilares da Casa Osten, o Omotenashi – um conceito de hospitalidade trazido do Japão. A obra está estampada bem na entrada da casa, recebendo todos com essa mensagem logo de cara.
Dessa forma, a obra não celebra só a beleza visual, mas também transmite os valores e a filosofia da Casa Osten, conectando mentes e unindo todo o conceito na marca. A festa de lançamento do projeto é aberta ao público e acontecerá no dia 19 de setembro.
Ficamos muito honrados e felizes quando recebemos o convite do Speto para ajudá-lo na produção e logística da arte. E se você, artista, precisar de mais braços aí para te ajudar com suas entregas, já sabe que pode entrar em contato com a gente: hello@dionisioarte.com.br.
Ficou demais, né? Sabe qual a boa notícia? Você também pode ter uma obra do Speto na sua parede: clique aqui e veja as obras disponíveis de um dos maiores nomes do Graffiti na nossa loja!
FICHA TÉCNICA
Cliente: Speto
Artista: Speto
Produção executiva, artística: Dionisio.AG
Assistentes: Atual
Diretor de arte: Rafael Araujo
Produção: Monna Ricotta, Davi Ferrini, Paula Stuc e André Liberio
Gerente de projeto: Rafael Granato
Atendimento: Jean Paschalis e Ana Carolina Paz
Redação: Larissa Mazza e Patrícia Mamede
Fotografia: Vitória Brigidio
Núcleo de Negócios: Victor Barros, Leonardo Julianelli, Guto Okamoto