Conheça Eduardo Kobra: Artista e Muralista brasileiro!

LinkedIn

Por volta de 1987, na periferia de São Paulo, surgiu o talento de Eduardo Kobra. Com o objetivo de levar arte para toda a capital paulista e transformar a paisagem urbana por meio da arte, ele se tornou um dos maiores artistas do mundo.

kobra-muros-da-memoria

Mas além de juntar a nostalgia e a modernidade em pinturas cenográficas e monumentais, o artista ainda consegue criar portais para momentos saudosos da cidade. As cenas que o grafiteiro Kobra pinta, remetem à personagens, cenas e locais que sempre têm um significado especial e um conceito por trás da obra.

Nas obras de Eduardo Kobra, é possível ver a riqueza do traço, da luz e da sombra, das cores e do monocromático. O resultado que são murais clássicos e tridimensionais que dão ao público a possibilidade de interagir com a obra e propiciar uma comparação entre o ar romântico e o clima nostálgico dos os grandes centros.

Kobra realiza trabalhos tanto no Brasil quanto no exterior, sendo atualmente um dos maiores artistas de rua do mundo. Para suas criações, ele realiza pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como no caso da pintura em 3D sobre pavimentos. Inclusive, essa técnica pesquisada pelo artista já foi utilizada em um graffiti pintado na Praça Patriarca, no centro da capital paulista.

kobra-3d

A técnica anamórfica tem a função de “enganar os olhos” de quem a aprecia, pois ela pode parecer distorcida de um certo ângulo. Contudo, ao ser analisada do ângulo correto que foi o estipulado pelo artista, ela passa a ser um 3D com variações de profundidade.

O projeto mais recente de Kobra é o chamado “Green Pincel”, que tem o intuito de combater através da arte as várias agressões que a natureza e o meio ambiente sofrem por meio da ação do homem .

kbra-greenpincel

As obras do grafiteiro Kobra estão espalhadas por todo o Brasil e, agora, vamos conhecer algumas delas.

 

Eduardo Kobra no Brasil

1. Oscar Niemeyer – Praça Oswaldo Cruz, av. Paulista, em São Paulo, São Paulo

Um ano após a morte do arquiteto, Eduardo Kobra grafitou a pintura que tem 52 metros de altura por 16 de largura e está localizada na parede lateral do edifício Ragi, na Praça Oswaldo Cruz.

kobra-niemeyer

 

2. A Arte do Gol – Av. Hélio Pellegrino com av. Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo

“A Arte do Gol” é um grafite que retrata o gol antológico de Falcão na Copa do Mundo de 1982 na derrota brasileira por 3 a 2 para a seleção da Itália. A obra foi feita em 2013.

eduardo-kobra-a-arte-do-gol

 

3. Belém Antigo – esquina da Rua Castilhos França com a Rua Portugal, em Belém, Pará

Belém Antigo é uma das obras de Eduardo Kobra que retrata como a cidade era antes de toda a evolução que vem ocorrendo com o passar dos anos.

kobra-belem-antigo

 

4. Candango Complexo Bancário – Brasília

O grafiteiro Kobra quis prestar uma homenagem aos candangos, que são trabalhadores de várias regiões do país, que ajudaram na construção da capital federal. A obra tem 29 metros de altura e foi pintada no prédio da Caixa Econômica Federal, em Brasília.

kobra-candango

 

5. Chico e Ariano – Avenida Pedroso de Morais, Pinheiros, em São Paulo, São Paulo

O painel desenvolvido pelo Studio Kobra conta com 11 metros de altura por 17 de largura e precisou de 300 latas de spray para ficar pronto.

kobra-chico-e-ariano

 

6. Novos Ventos – nos tanques da Linde Gases Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho do sistema Anchieta-Imigrantes, que liga Cubatão ao Guarujá, São Paulo

Kobra transformou dois grandes tanques que armazenam gases em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A obra foi desenvolvida em dois dos maiores tanques criogênicos da Linde, na cidade de Cubatão.

Eles são destinados a realizar o armazenamento de gases do ar em forma líquida. Para a pintura, foram gastos 70 litros de tintas e os tanques têm, aproximadamente, 14 metros de altura e 17 metros de diâmetro.

kobra-novos-ventos

 

7. Muro das Memórias – Av. 23 de Maio (próximo ao viaduto Tutóia), em São Paulo, São Paulo

O muro grafitado por Eduardo Kobra retrata como era a cidade de São Paulo entre as décadas de 1920 e 1930.

eduardo-kobra-23-de-maio

 

8. Murais do Parque do Ibirapuera – ao lado do MAM Parque do Ibirapuera, em São Paulo, São Paulo

Chamado de “O Beijo”, o grafiteiro Eduardo Kobra prestou sua homenagem aos 60 anos do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

kobra-o-beijo

 

9. Pensador – Senac Tatuapé, em São Paulo, São Paulo

Inspirado na famosa escultura “O Pensador”, do artista francês Auguste Rodin, o grafiteiro Kobra pintou a escultura na parede do Senac Tatuapé, em São Paulo.

kobra-senac

 

10. Muro das Memórias Caixa d’água – Senac Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo

A pintura feita por Eduardo Kobra tem dois mil metros quadrados e toma quase todo o perímetro da caixa d’água da instituição de ensino. A arte exibe uma clássica cena dos anos 1950 da Avenida São João, no centro de São Paulo.

kobra-senac-santo-amaro

 

11. Alta Mira – Rua Maria Antônia, São Paulo, São Paulo

O mural “Alta Mira” retrata o projeto desenvolvido pelo artista Kobra que visa mostrar o que o homem faz com o meio ambiente. O grafite fica na Rua Consolação com a Rua Maria Antônia, em São Paulo, e o nome da obra faz um trocadilho com o nome da cidade de Altamira, no estado do Pará, que é constantemente ameaçada por ser cercada de terras indígenas.

kobra-altamira

 

12. Muro das Memórias – Senac Tiradentes, em São Paulo, São Paulo

De um lado, a imagem é da antiga Rua Direita, datada de 1905. Do outro lado, a imagem é a do Viaduto do Chá, em 1950. A obra conta com 600 metros quadrados de área total e os artistas do Studio Kobra ficaram pendurados a mais de 40 metros de altura para finalizá-la.

kobra-senac-tiradentes

 

13. Gonzagão – Recife, Pernambuco

O prédio que sedia a Prefeitura do Recife, na região central da cidade, também ganhou os traços do grafiteiro Eduardo Kobra.

kobra-gonzagao

 

14. Viver, Reviver e Ousar – Igreja do Calvário, em Pinheiros, São Paulo, São Paulo

O trabalho feito pelo grafiteiro Kobra conta com 39 metros de largura por 7 de altura e consiste em uma releitura de ícones arquitetônicos de São Paulo, como a escultura “Monumento às Bandeiras”, de Victor Brecheret, a Torre Eiffel, em Paris.

kobra-igreja-calvario

 

15. Brasil! – Muro da Usina Termelétrica de Macaé, Rio de Janeiro

A responsabilidade pela pintura do painel foi o mursalista Kobra e para ele pintar uma termelétrica foi uma das situações mais inusitadas da vida do artista. O painel tem quase 1.500 metros quadrados de pura arte. 15 profissionais espalhadas por 198 metros pintaram 12 imagens.

mural kobra usina termeletrica macaé rio de janeiro dionisio arte

 

16. Sem Rodeio – Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, São Paulo

Assim como a obra Alta Mira, “Sem Rodeio” também tem como objetivo o cuidado com os animais e integra o projeto do artista que busca gerar uma reflexão para que a natureza e o meio ambiente não sejam agredidos pelo homem.

kobra-sem-rodeio

 

17. Racionais MC’s – Capão Redondo, São Paulo, São Paulo

O mural tem 14 metros de comprimento por 7 metros e meio de altura e foi feito por Kobra em janeiro de 2014. A obra tem o rosto dos integrantes do Racionais MC’s.

kobra-racionais

 

18. Genial é Andar de Bike – Rua Oscar Freire, São Paulo, São Paulo

O mural pintado pelo Kobra retrata o físico alemão Albert Einstein em cima de uma bicicleta e faz uma versão da sua famosa teoria da relatividade.

kobra-oscar-freire

 

19. Andando de Bicicleta – Av. Brigadeiro Faria Lima, São Paulo

Kobra pintou um hotel na região da Av. Faria Lima, um mural onde destaca o ciclismo e a apropriação dos espaços urbanos pela população.

 

20. A Lenda do Brasil – Rua da Consolação, São Paulo

O mural tem 41 metros de altura por 17 metros e meio de largura. Ele apresenta o piloto Ayrton Senna de capacete e com o olhar expressivo que tornou-se uma de suas marcas.

kobra-ayrton-senna

 

21. Etnias – Boulevard Olímpico, Porto Maravilha, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Antes mesmo de dar início a pintura, a equipe do Studio Kobra passou um mês preparando a superfície no Rio de Janeiro, pois era preciso tapar os buracos e pintar o muro de branco.

Após isso, todos os dias, das 8h às 19h, Eduardo Kobra e sua equipe pintaram o muro com esmalte, látex e spray. No total, foram 70 dias de trabalho em que ele utilizou 1.890 litros de tinta branca para a base e 2.800 latas de spray.

kobra-etnias

 

Eduardo Kobra pelo Mundo

Assim como no Brasil, Eduardo Kobra também possui sua arte espalhada por diversos países no exterior. Confira algumas delas a seguir:

 

1. O Beijo – High Line, em Nova York, EUA

A famosa fotografia de um marinheiro beijando uma enfermeira em plena Times Square no dia em que os EUA venceram o Japão na Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945, foi retratada pelo grafiteiro Eduardo Kobra.

kobra-beijo-high-line

 

2. Arthur Rubinstein Lodz – Polônia

O tema do mural é o grande pianista Arthur Rubinstein. A obra foi concluída em apenas cinco dias, mesmo tendo sendo pintada em uma parede que tem 28 metros de comprimento por 22 metros de altura.

kobra-arthur-rubinstein

 

3. Artistas – Wynwood, Miami, Flórida, EUA

Feito em 2014, este mural feito por Kobra apresenta grandes artistas como Basquiat, Salvador Dali, Frida Kahlo e Andy Warhol. O quarteirão pintado por Kobra tem 80 metros de comprimento por 5m de altura.

kobra-artistas

 

4. A Bailarina – Moscou, Rússia

Em uma das principais companhias de balé do mundo, a parede com o desenho de uma bailarina foi pintada pelo artista Eduardo Kobra.

kobra-a-bailarina

 

5. Malala – Roma, Itália

O mural foi pintado na histórica Via Prenestina, em Roma, e apresenta o poderoso retrato de Malala Yousafzai, que é uma conhecida ativista paquistanesa que busca os direitos à educação e das mulheres.

kobra-malala

 

6. Olhar a Paz – Los Angeles, Califórnia, EUA

Este grafite contempla as imagens de Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela e Martin Luther King. A obra faz parte do projeto “Olhar da Paz”, que reúne diversas figuras importantes que lutam pela paz mundial.

kobra-paz

 

7. Sarasota Antiga – Sarasota, Flórida, EUA

Obra em 3D que exigiu que Kobra e sua equipe trabalhassem 12 horas por dia.

kobra-sarasota

 

8. Abraham Lincoln – Lexington, Kentucky, EUA

Kobra também foi o responsável por grafitar o ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln.

kobra-lincoln

 

9. Fight for Street Art – Williamsburg, Brooklyn, EUA

O grafiteiro Eduardo Kobra também fez uma releitura da cena clássica de Andy Warhol e Jean Michael Basquiat, no Brooklyn.

kobra-street-art

 

10. Alfred Nobel – Cidade de Boras, Suécia

O mural conta com 16 metros de altura por 10 metros de comprimento e foi desenvolvido baseado numa imagem em 3D, que é a imagem do Prêmio Nobel. O objetivo foi exaltar e reverenciar a história do criador do prêmio, Alfred Nobel.

kobra-alfred-nobel

 

11. Mariachi – San Miguel de Allende, México

Pintura que retrata um músico mexicano, com detalhes que apresentam as bandeiras do Brasil e do México.

kobra-mariachi

 

12. Ritmos do Brasil – Tóquio, Japão

O painel entregue em Tóquio faz uma referência à diversidade musical brasileira. Do outro lado da rua, também há um outro painel de uma mulher japonesa do século 19. Os dois painéis conversam entre si, pois a personagem principal da obra “olha” e descobre um país com grande diversidade musical, que é o Brasil.

kobra-ritmos-do-brasil

 

13. O Beduíno – Dubai, Emirados Árabes

A obra tem 30 metros de altura por 12 metros de largura e a inspiração para o artista Kobra veio de um personagem fundamental para a formação de Dubai, que é o beduíno.

kobra-beduino

 

14. Mural sem nome – Papeete, Taiti

A inspiração do artista veio da obra monumental de Paul Gauguin. Com 15 metros de altura por 8 de largura, este mural retrata duas nativas do Taiti.

kobra-papeete

 

15. Bob Dylan, The Times They Are a-Changin’ – Minneapolis, Minnesota, EUA

O projeto foi desenvolvido em uma parede de 50 metros por 20, em um prédio na esquina da Henneping com a S. 5th Street, no Centro da cidade de Minneapolis.

kobra-bob-dylan

 

16. Hamlet – West Palm Beach, Flórida, EUA

Esta obra conta com 7 metros de largura por 6 metros de altura e está localizada na fachada do Dramworks Theater, ao lado da porta principal der entrada. Este cinema fica bem no cruzamento da Narcissus Avenue com a N Clematis SY, principal avenida de West Palm Beach, na Flórida.

kobra-hamlet

 

17. Einstein Vai à Praia – West Palm Beach, Flórida, EUA

Mais um dos painéis do artista que retrata o cientista Albert Einstein.

kobra-einstein

 

18. Give Peace a Chance – Wynwood, Miami, Flórida, EUA

O objetivo do muralista é incentivar a paz em um mundo tão conturbado por meio de cores e de pessoas que lutaram pela paz mundial. A criação foi inspirada na cena clássica de John Lennon e Yoko Ono.

kobra-give-peace-a-chance-wynwood

 

19. Stop Wars – Wynwood, Miami, Flórida, EUA

O artista procura incentivar a paz entre as pessoas pedindo que elas parem de guerrear. Daí, criou uma metáfora bem interessante usando o personagem Yoda fazendo um jogo de palavras com a série que o consagrou.

kobra-stop-wars

 

20. The Fallen Angel – Wynwood, Miami, Flórida, EUA

Essa obra faz referência aos graves problemas que há no nosso planeta, as guerras, as agressões ao clima e o terrorismo.

kobra-anjo-caido

 

21. Muddy Waters – Chicago, Illinois, EUA

Este mural possui 20 metros de largura por 40 metros de altura e está em uma área considerada nobre da cidade, bem próximo ao Chicago Theatre e à Harold Washington Library Center.

Inicialmente, a pintura não seria na parede onde foi realizada, o que fez com que o projeto fosse alterado e adaptado para outro prédio com o dobro do tamanho.

kobra-muddy-waters-chicago

 

22. Rio – Tóquio, Japão

O mural tem mais de 54 metros de altura por 10 de largura e mistura elementos clássicos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e o calçadão de Copacabana.

kobra-toquio

 

23. Armstrong – Cincinnati, Ohio, EUA

O legado conquistado pelo astronauta Neil Armstrong está sendo exibido em Cincinnati, onde o grafiteiro Eduardo Kobra pintou um painel sobre esse tema. A pintura tem 7.632 metros quadrados.

kobra-armstrong

 

24. Anne Frank – Amsterdã, Holanda

Kobra pintou o mural da menina Anne Frank em Amsterdã. Ela foi morta em fevereiro de 1945 pela barbárie nazista no campo de extermínio Bergen-Belsen e se tornou um símbolo da Segunda Guerra Mundial.

kobra-anne-frank

LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

× Fale conosco