O ilustrador americano Bernard Leo Fuchs, mais conhecido como Bernie Fuchs, faleceu em 2009 aos 76 anos. Bernie era adepto de balancear a arte com o comércio e foi um dos maiores artistas comerciais de sua geração e, podemos afirmar também, da história.
Seu primeiro trabalho foi ilustrar anúncios de carros para revistas, folhetos e letreiros.
Em suas criações, ele capturou a essência da indústria automobilística dos EUA: americanos felizes se divertindo em picnics e outras situações de lazer… e acompanhados de seus carros elegantes.
Além de ter acertado em cheio no modo de criar as ilustrações, elas têm um lado artístico único muito interessante. Seu estilo é marcante e totalmente característico.
A qualidade das pinturas impressiona e sua técnica de misturar a narrativa tradicional com elementos de composição abstrata evidencia muito o seu talento.
Fuchs foi um dos artistas comerciais mais requisitados de sua geração e trabalhou em dezenas de anúncios ao longo de sua vida para diversos clientes dos mais variados segmentos. Entre eles podemos citar Coca Cola, Pan Am Airlines, entre outros.
No final dos anos 50, o americano começou a trabalhar também com ilustrações para diversas revistas como McCalls, Redbook, The Ladies Home Journal e Sports Illustrated.
Ele identificou a necessidade das revistas de circulação de massa, que naquela época estavam acostumadas ao estilo realista de Norman Rockwell.
Fuchs, então, injetou uma nova vitalidade e um impressionismo que se tornaram muito populares nos EUA e revolucionaram a arte da ilustração.
Ele trabalhou até em projetos mais ousados, com base no movimento do Expressionismo Abstrato, foi popularizado por pintores como Jackson Pollock e Willem Kooning.
Um bom exemplo disso pode ser encontrado em uma edição da revista McCall no final dos anos 50 (imagem abaixo).
Aqui, Fuchs pintou um retrato de 2 jovens casais relaxando em um pequeno quarto após o jantar. Um homem está deitado no chão, com sua cabeça no colo da mulher, e fumando um cigarro enquanto ela acaricia seu cabelo.
A imagem tem o controle e realismo de Rockwell, mas também têm outros elementos dinâmicos extraídos das técnicas de vanguarda, como as pinceladas vigorosas, o horizonte inclinado que aumenta a sensação de drama, um abajur em primeiro plano que aparece ligeiramente distorcido e, o mais impressionante, a colocação dos casais na distância, ao invés de estarem no centro da imagem.
Fuchs também trabalhou com retratos das mais diversas personalidades.
Vários atletas e times de esportes americanos foram retratados pelo artista.
E além dos esportistas, o ilustrador pintou ilustrações de vários presidentes americanos como John F. Kennedy, Lyndon Johnson, Ronald Reagan, entre outros.
Logo que conheci o estilo de Bernie Fuchs, percebi uma semelhança do seu estilo de pintar com diversos livros infantis que minha mãe lia pra mim quando era criança. E, após pesquisar sobre a sua carreira, vi que o artista também trabalhou nas imagens de diversos livros infantis, como este abaixo.
O talento e a importância histórica de Fuchs foram reconhecidos através de diversos prêmios que ele ganhou durante a sua carreira.
Entre eles, o fato de ter se tornado o ilustrador mais jovem a ser selecionado para o Hall da Fama da Sociedade dos Ilustradores merece um destaque especial. Nada mais justo para homenagear uma carreira tão brilhante.