Conforme a gente prometeu no início da semana, demorou, mas finalmente chegou a hora de fazermos um post exclusivo sobre um verdadeiro mito, o grande Banksy.
Depois de falarmos da maior exposição já organizada envolvendo as obras do artista (veja AQUI) e também sobre um projeto insano idealizado por ele, a Dismaland (veja AQUI), tomamos vergonha na cara e vamos falar mais sobre esse mestre da street art que dispensa apresentações.
É difícil falar sobre o perfil do artista, já que Banksy é rodeado por mistérios. Ninguém sabe ao certo qual é a sua verdadeira identidade e este fato dá uma espécie de “charme” especial para suas obras e sua carreira. Isto pois, existem diversas teorias sobre quem seria ele.
Procurem no Google que vocês verão… é muito interessante e até engraçado!
O que se sabe ao certo é que ele é britânico e, provavelmente, nasceu na cidade de Bristol, entre 1974 ou 75.
Atualmente, ele é um dos principais nomes do graffiti e da street art como um todo, mas também possui obras muito significativas trabalhando fazendo com outros estilos, como pinturas, intervenções, esculturas e até mesmo organizando eventos inteiros, como foi o caso da Dismaland.
Com um acervo tão extenso, vamos focar na arte de rua até a parte final do texto. Mas, antes de finalizar o post, vamos deixar uma seleção de pinturas e esculturas do cara que também são insanas!
Independente do meio escolhido para desenvolver seu trabalho, a arte de Banksy segue uma linha satírica e faz críticas políticas e à sociedade como um todo.
É comum ver seus epigramas subversivos combinando humor negro e graffiti executado com técnicas de stencil que são bem características do artista.
Desde o começo de sua carreira em Bristol, é possível notar que as suas obras espalhadas pelas ruas, murais e pontes ao redor do mundo, lembram o estilo de Blek le Rat, um artista de rua que começou a trabalhar com stencil em Paris, no início da década de 80.
Mas entre as suas inspirações, o próprio Banksy diz que uma de suas influências foi 3D, nome artístico de Robert Del Naja, um grafiteiro que também é músico, sendo membro fundador da conceituada banda Massive Attack.
Enfim, todo apreciador de graffiti ou da arte de rua certamente é fã de Banksy. E essa questão da sua identidade permanecer desconhecida, certamente é um marco, e mesmo que não seja proposital, acabou se tornando uma ferramenta de marketing poderosa, que atrai ainda mais a atenção pro seu trabalho.
Enfim, falar da grandeza e da maestria desse monstro é chover no molhado. Pra conhecer mais sobre a sua arte, a gente sugere que você dê uma olhada no site oficial do cara e nesse perfil do Instagram, que não temos certeza se é dele mesmo… mas que traz várias de suas obras!
E antes de encerrar, conforme a gente prometeu, segue uma seleção de obras de Banksy fora das ruas.
Note que a essência e o espírito do mestre permanecem as mesmas. Banksy é mesmo um monstro, um gênio, uma verdadeira lenda!