Frank Frazetta foi um ilustrador americano que teve uma carreira notável explorando temas como ficção científica e fantasia. Foi responsável por várias obras clássicas criadas para os quadrinhos, capas de livros, pinturas, capas de discos e posteres.
Frank nasceu no Brooklin, em Nova York, e desde cedo já mostrava suas habilidades como artista. Ainda criança, aos 8 anos de idade, estudou numa pequena escola de artes chamada Brooklin Academy of Fine Arts.
A imagem abaixo é um alto retrato pintado pelo próprio Frank Frazetta.
Aos 16 anos de idade, Frank já tinha a convicção que gostaria de trabalhar criando comic books.
Até que, no ano de 1944, o seu primeiro quadrinho “Snowman” foi publicado pela revista Tally-Ho Comics. Para este trabalho, Frazetta contou com a ajuda de seu amigo John Giunta.
Algum tempo depois, ele trabalhou para a Al Capp criando tiras diárias e dominicais.
Na verdade, o artista desenvolveu vários projetos lá, inclusive auxiliando Dan Barry nas tiras diárias do personagem clássico Flash Gordon.
Por volta de 1962 Frazetta começou a trabalhar com ilustração por conta própria. Foi a partir deste momento que seu talento foi expandido e ganhou o reconhecimento merecido.
Atualmente, ele é considerado o pai da Fantasy Art e Sci-fi Fiction. Seu estilo revolucionou o mundo da arte, tornando-o uma grande influência para muitos desenhistas.
Um grande reconhecimento do seu legado veio no ano de 2000, quando o Frazetta Art Museum foi inaugurado em East Stroudsburg, no estado americano da Pensilvânia.
O museu apresenta exposições com coleções e obras clássicas do artista, além de diversas raridades excepcionais deste gênio da ilustração.
As ilustrações SCI-FI de Frank Frazetta