Direto de Santos, no litoral paulista, o designer gráfico Sérgio Duarte chamou nossa atenção com seus retratos, desenhos e ilustrações divertidas e inusitadas.
Sérgio desenha desde os anos 80 e trabalha profissionalmente com design gráfico há aproximadamente 8 anos.
Apesar de ter começado a desenhar sozinho, em um determinado momento ele chegou num ponto em que sentiu a necessidade de aprimorar sua técnica e seu conhecimento. Então, fez aulas de quadrinhos, o que foi extremamente útil para sua vida profissional, uma vez que constantemente ele se utiliza das técnicas que aprendeu.
Sérgio desenvolve um trampo bem legal criando ilustrações digitais e também “tradicionais”, no papel e nanquim. Apesar da pegada ser diferente, em ambos os casos dá para notar o estilo do designer paulista.
Um projeto que a gente curtiu demais é a série de retratos que ele vem desenvolvendo atualmente.
Nesta série, ele ilustra pessoas famosas, personagens e até animais de estimação de amigos. Entre várias ilustras que nós piramos, talvez as nossas criações preferidas são as versões do grande Salvador Dalí e do Rei do Rock, Elvis Presley.
Apesar de não saber qual será o “produto final” desta série, Sérgio nos contou que gostaria de transformar o projeto em quadros, lambe-lambes ou até em prints. Nós apoiamos a ideia desde já!
O processo criativo do ilustrador é baseado em uma mistura de coisas. Basicamente, ele junta ideias, coisas que quer desenhar mesmo, e tenta visualizar como os traços ficarão depois que a obra estiver concluída.
Na maioria das vezes, ele trabalha com rascunhos pequenos no papel para ter uma primeira noção do rumo que as criações tomarão e, na sequencia, passa para o digital.
O objetivo da sua arte é fazer com que elas tenham algum impacto e chamem atenção do espectador… fazer com que valha a pena ficar olhando para as ilustrações por algum tempo… criar conexões com as misturas que costuma utilizar no seu processo para tentar fugir da chatice do óbvio.
Para isso, o cara tem influências que variam desde brinquedos antigos, filmes, música, moda e arquitetura das décadas de 1950 e 60.
Em termos artísticos, Sérgio se inspira no traço e nos cenários dos desenhos de heróis da Hanna-Barbera, em especial, nos personagens feitos pelo mestre Alex Toth. Outros nomes que fazem parte da sua rotina são Ricardo Reis, Boneface, Bruno Miranda, Magenta King, Moebius, Frank Frazetta e Simon Bisley.
Para ver mais ilustras e trabalhos de Sérgio Duarte, confira seu perfil no Behance, no Instagram e sua fanpage no Facebook.