Todo mundo sabe que Punta Del Este é um lugar lindo, mas o que nem todos sabem é que os apaixonados por arte, especialmente os fãs do grande Salvador Dalí, também têm um ótimo motivo para visitar a cidade.
Amores, fui conhecer Punta no começo deste ano e amei a experiência que tive lá (saiba mais AQUI).
Inclusive até gravei alguns vídeos em que dei dicas turísticas sobre o quais são os lugares imperdíveis que todos precisam conhecer na cidade uruguaia. Dá só uma olhadinha:
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=E-iu4145nnk”]VIDEOS[/su_youtube]
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=O0E-u7MnGsI”]VIDEOS[/su_youtube]
Bom, um dos lugares que eu citei nos vídeos trata-se de uma dica artística e cultural, um local muito legal chamado Museo Ralli.
Este museu é privado, não possui fins lucrativos (a entrada é franca), está localizado em um bairro super nobre da cidade chamado Beverly Hills e conta com pinturas e esculturas de diversos artistas e estilos.
Olhando de fora, logo de cara a arquitetura do museu chamou minha atenção, assim como toda a região em que ele está localizado.
O acervo do Museo Ralli reúne obras e esculturas de artistas consagrados (e outros nem tão conhecidos) do mundo todo, com um foco especial para a América Latina. Enquanto estava lá, descobri que a unidade do Ralli de Punta del Este foi inaugurada em 1987 e que, além de lá, outras quatro instalações do museu estão espalhadas ao redor do mundo.
Entre diversas telas e esculturas que eu amei de paixão, quem mais se destaca ali é o grande Salvador Dalí (um dos destaques da DionisioMag #2, que está disponível para download AQUI).
[metaslider id=16566]
O mais interessante é que, apesar de Dalí ser conhecido especialmente por suas pinturas, o museu apresenta uma coleção muito interessante de esculturas do artista espanhol. Elas estão distribuídas pelo corredor e pelo jardim do “Patio de Esculturas” (que também conta com obras de outros artistas).
Observando as escultura de Dalí, é praticamente impossível não associá-las à ele. O estilo é exatamente o mesmo que estamos acostumados a ver em suas telas, inclusive contando com alguns elementos que são característicos dele, como o relógio distorcido, por exemplo.
Fiquei impressionada como este verdadeiro gênio da arte conseguia trabalhar seu surrealismo característico em diferentes frentes. Praticamente, é como se ele desse “vida” e trouxesse suas pinturas para o mundo real. Ameeeei!
Bom, só o fato de ver um acervo tão legal de Salvador Dalí já justifica uma visita ao Museo Ralli, mas se mesmo assim você ainda quiser mais motivos para conhecer o local, eu ainda recomendo que você confira as obras de Botero, Volti, Ricardo Celma, Nicolas Garcia Uriburu, Rolando Carone, Ricardo Carpani e Pedro Peralta.
Essas obras são maravilhosas e enriquecem ainda mais este programa perfeito para os amantes da arte que estiverem em Punta del Este. Então, fica a dica… quando forem para esta cidade tão querida dos brasileiros, não deixe de dar uma passadinha no Museo Ralli!
Beijinhos,
Lelê Gianetti