John Holcroft é um ilustrador inglês que tem um olhar bem crítico sobre diversos assuntos que fazem parte da sociedade moderna. As ilustrações do cara são muito inteligentes e extremamente bem feitas.
Nascido em Lancashire, Holcroft se mudou para Yorkshire quando tinha nove anos. Lá, ele passou boa parte de sua infância desenhando e pintando.
Nos anos 90, já durante a faculdade, ele se tornou fã de artistas como Ian Pollock, Edward Hopper e David Cutter.
Após se graduar em design gráfico, ele atuou por vários anos como freelancer, trabalhando com pinturas e utilizando tintas acrílicas (como podemos ver na próxima imagem). Nesse período, ele utilizava as horas vagas para trabalhar nas suas ilustrações.
Até o início dos anos 2000, Holcroft criava suas ilustrações somente no papel.
A partir de 2001, ele incorporou a tecnologia ao seu trabalho, algo que o obrigou a reinventar-se por diversas vezes.
A partir dessas reinvenções, ele chegou ao traço que utiliza atualmente, com desenhos que lembram muito os posteres criados nos anos 50 e remetem ao estilo de nomes como Burnie Fuchs, por exemplo.
Em suas obras, geralmente o ilustrador faz críticas sociais comportamentais, utilizando um olhar crítico e singular a respeito de diversos aspectos que permeiam a nossa sociedade.
Com muito bom humor, britânico aborda temas polêmicos, mas de maneira bem leve e divertida. Em alguns momentos, podemos comparar o trampo do cara ao do polonês Pawel Kuczynski, que segue a mesma linha satírica.
Mas além de críticas super inteligentes à situações comuns que ocorrem na sociedade moderna, ele também faz alguns trabalhos mais comerciais.
Entre os seus clientes estão BBC, The Financial Times, The Guardian, The Economist, Reader’s Digest e vários outros jornais e veículos de comunicação.
Para conhecer melhor o trabalho e conferir outras ilustrações sensacionais de John Holcroft, siga-o no Facebook, Instagram, Behance e Tumblr.
É impossível não se divertir e refletir com as criações do ilustrador inglês!