As obras da artista Mona Caron chamam a atenção por serem de uma beleza incrível e também por abordarem temas que remetem à sustentabilidade, como ervas daninhas e bicicletas.
Mona Caron nasceu em Centovalli, na Suíça, mas atualmente reside e trabalha em San Francisco, na Califórnia. Ela é uma artista que foca na arte de rua, mas que também desenvolve um trampo bem legal com ilustrações, fotografias e pinturas.
Ela já desenvolveu projetos em vários lugares do mundo como EUA, Suíça, Bolívia, Espanha e aqui no Brasil.
A artista se graduou em ilustração na Academy of Arts em San Francisco, o que explica a habilidade e a técnica apurada que podemos encontrar em seus trabalhos.
O objetivo de Mona Caron (especialmente com sua arte de rua) é gerar uma interatividade entre o espaço em que seus murais estão inseridos com as ruas e as pessoas que ali se encontram. Ela usa suas pinturas para despertar o diálogo e a conscientização dos observadores, muitas vezes tecendo críticas sobre sustentabilidade e temas ambientais. A obra abaixo (pintada ao lado do Minhocão, no centro de São Paulo) é um claro exemplo disso.
Este mural tem 35 metros de altura e levou mais de uma semana para ser concluído. Na obra, foram utilizadas mais de 20 caixas de spray… o detalhe é a caixa d’água que fica na base da pintura… uma interação sensacional!
Separamos dois vídeos bem legais que mostram um pouco do conceito e do processo criativo do mural:
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=X0M2sMQ8SHY”]VIDEO[/su_youtube]
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=fA4F202xxbs”]VIDEO[/su_youtube]
O trabalho faz parte da série “Weeds“, que traduzindo para o português significa “ervas daninhas“, aquelas plantinhas que nascem no meio do concreto e estão em toda parte.
O projeto é como um tributo para as ervas daninhas e sua resiliência em continuar surgindo, mesmo depois de serem pisoteadas, arrancadas e destruídas nos grandes centros urbanos.
Durante o processo de criação dos murais deste projeto, Mona Caron procura por alguma erva daninha que esteja próxima ao local que será pintado. Quando finalmente a encontra uma “heroína”, ela torna-se a principal inspiração para que a obra de arte surja. A grande escala do mural é inversamente proporcional a atenção que essa pequena planta teria normalmente.
O resultado do projeto é sensacional e, nos seus painéis, podemos perceber que ela abrange todos os tipos de vegetação urbana.
A artista também costuma retratar a poesia da bicicleta na vida das pessoas, além de colocar este meio de transporte sustentável como símbolo de resistência e luta pacífica por cidades mais humanas e agradáveis.
Enfim, para conhecer mais sobre a arte e as criações que abordam temas sustentáveis de Mona Caron, acompanhe a artista suíça no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.