As criaturas híbridas de Franco Fasoli possuem fortes influências da cultura latino americana e lhe garantem uma identidade única dentro do mundo do grafite.
O artista argentino Franco Fasoli, também conhecido como Jaz, foi um dos pioneiros a desenvolver o grafite em Buenos Aires, tendo começado sua carreira em meados dos anos 90.
Jaz estudou e trabalhou com cenografia no Teatro Colón, na capital argentina e, posteriormente, estudou pintura com Jose Marchi, Nahuel Vecino e Daiana Aisemberg.
As criações de Fasoli costumam ser pintadas em murais de grande escala e envolvem imagens figurativas que, inevitavelmente, chamam a atenção de quem passa por elas.
O artista utiliza inspirações super interessantes em seu trabalho, incluindo elementos que remetem ao seu trabalho com cenografia e também algumas questões políticas que se tornaram uma característica das ruas de Buenos Aires.
Jaz trabalha com diversas técnicas nas suas obras. Os meios que ele utiliza para criar sua arte envolvem misturas de tinta látex, alcatrão e gasolina, bem como acrílico, aerosol e colagem de papel.
Ele explora a questão da personalidade de suas obras ao máximo. Assim como outros grandes nomes do grafite mundial, é muito comum você bater o olho em um mural de Jaz e, logo de cara, já perceber que se trata de uma obra que tem a identidade do artista.
E quando falamos na sua identidade, é evidente que ele coloca muito de si, tanto em um nível pessoal, quanto cultural, do mundo em que vive.
Diversos murais de Fasoli apresentam criaturas híbridas, que são metade homem / metade bestas e animais deformados / surreais. Essas composições são caracterizadas pelo conflito e pela dualidade e, frequentemente, fazem referências à cultura popular da América Latina.
São personagens, elementos e situações que o artista utiliza para retratar tradições locais com uma ênfase bem particular nos temas latinos.
É um trabalho simplesmente incrível e que preserva as nossas tradições e cultura. Então, vamos prestigiar esse gênio argentino e seguir Jaz no seu Instagram, Flickr e Facebook.