O ilustrador e cartunista Tomer Hakuna ficou conhecido por diversos feitos em sua carreira, entre eles, por ser um dos ilustradores que mais vendeu capas do jornal The New York Times e também por artes que desenvolveu para os filmes de Stanley Kubrick e outros clássicos do cinema.
Ele nasceu em Israel, mas foi em Nova York que ganhou espaço dentro do mercado da ilustração.
Em meados dos anos 90, a carreira de Hanuka começou a decolar com diversos trabalhos sendo publicados por importantes veículos de comunicação.
Entre os seus clientes estão a Time Magazine, The New Yorker, Spin, The New York Times, Rolling Stone, MTV, The National Geographic, Saatchi & Saatchi e muitos outros.
Como ilustrador, Hakuna ganhou diversos prêmios super importantes dentro do mercado, o que o tornaram um dos nomes mais importantes da ilustração.
Alguns destes prêmios incluem medalhas entregues pela Society of Illustrators, pela Society of Publication Designers, pela American lllustration e pela Print Magazine.
Suas ilustrações englobam uma mentalidade variada, que mescla diversos tipos de personagem, que vão desde um empresário bem sucedido até assassinos, artistas e pessoas com mentes brilhantes.
Ele explora constantemente os limites da narrativa, deslocando perspectivas e misturando o pessoal com o icônico.
Seu trabalho é fluído, sendo que as figuras que constrói costumam ser suaves e até frágeis. Porém, ao mesmo tempo, ele costuma incorporar elementos bem pesados e fortes às suas criações.
Estes elementos são parte da sua narrativa característica, onde são mostradas as dificuldades do homem, sejam internas ou de qualquer outro tipo.
Falando um pouco do seu trabalho como cartunista, Hanuka também é um monstro em termos profissionais.
Ele já ganhou vários prêmios no mercado e alguns de seus trabalhos mais conhecidos são “The Placebo Man” e “Meathaus S.O.S.”
Nos cartoons, ele explora a brincadeira, misturando o sério com o pensativo, mas com um lado carnal.
Suas criações estabelecem um equilíbrio incrivelmente calmo entre o caótico e o pacífico. Sua capacidade única de utilizar esta antítese de forma harmônica é notável!
Um outro ponto altíssimo da carreira de Hakuna são os trabalhos que foram criados especialmente para filmes do super conceituado diretor Stanley Kubrick.
São posteres exclusivos de alguns clássicos do cinema como “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “O Iluminado”, “Dr. Fantástico” e “Laranja Mecânica”.
Não precisamos nem dizer que o resultado ficou insano!
Além destas películas históricas de Kubrick, o ilustrador também trabalhou em outros clássicos do cinema.
Separamos outros 2 que achamos muito legais! Confira abaixo o poster criado especialmente para o filme “Psicose”, de Alfred Hitchcock, e outro criado para um dos maiores filmes de ação de todos os tempos, “Rambo 2” com Sylvester Stallone.
Se pudéssemos resumir o perfil de Tomer Hakuna, acho que a definição ideal seria qualificá-lo como um artesão que controla perfeitamente suas ferramentas, tanto no campo mental quanto no físico.
Ele pode caminhar entre o assustador, o perigoso, o humorado e o erótico com perfeição… estas são marcas de um contador de histórias.
E voltando ao início deste parágrafo, esta é uma definição perfeita para Hakuna: um excelente contador de histórias, mesmo sem dizer uma única palavra!
O perfil de Tomer Hanuka