Quem acompanha a gente aqui ou no nosso Instagram @dionisioarte, sabe o quanto a gente curte esculturas. E aqui no Brasil, um dos nossos escultores favoritos é o Giovani Caramello.
De Santo André, no ABC Paulista, para o mundo. O jovem artista brasileiro de apenas 27 anos ganhou uma notoriedade enorme nos últimos anos devido ao seu imenso talento e criatividade.
Um dos fatores que ajudaram bastante a consolidar sua carreira internacional foi quando Caramello expôs sua arte e residiu na Alemanha.
De acordo com o próprio artista: “A viagem como um todo agregou muito e voltei muito mais inspirado para produzir. Além disso, ainda abriu minha mente para alguns outros assuntos. Uma coisa que me fez mudar o pensamento e a produção durante a residência foi perceber que todos ali produziam muito rápido, e bons trabalhos. Eu não fazia ideia de que em um dia dava pra produzir algo legal por que meu trabalho leva muitos dias para ser finalizado. Então, durante a viagem, e agora na volta, estou pensando em maneiras de produzir mais rapidamente.”
Autodidata, Giovani começou sua carreira trabalhando bastante com modelagem 3D e encontrou na escultura uma forma de aperfeiçoar a técnica, evoluindo naturalmente no âmbito artístico. E com essa experiência, surgiu o interesse pelo hiper-realismo.
Suas obras são muito bem detalhadas e levantam uma série de questões relacionadas ao tempo e a sua efemeridade, propondo uma reflexão sobre o conceito de que tudo um dia cessa… seja um sentimento, uma experiência, uma fase, e até a própria vida.
Com o passar do tempo, ele tornou-se o escultor hiper-realista brasileiro mais reconhecido no cenário internacional, tendo ganhado notoriedade até de críticos especializados em arte, como o caderno cultural da Folha de S. Paulo, por exemplo. Resumindo, o cara é foda!
Para acompanhar o trabalho animal de Giovani Caramello mais de perto, siga o artista no Instagram e no Facebook.