Joan Cornellà é um cartunista espanhol com um estilo meio “sem noção”, conhecido por seu trabalho de “tiras” e quadrinhos sobre situações absurdas, surreais e, muitas vezes, preconceituosas.
Cornellà é formado em fine arts e vem trabalhando forte com cartoon desde 2010.
Nesta época, ele trabalhava para uma revista espanhola chama da El Jueves e, em paralelo, desenvolvia seu trabalho pessoal. No mesmo ano, o artista lançou seu Artbook “Abulio”. Em 2012 lançou “Fracasa Major”, em 2013 “Mox Nox” e este ano, agora em 2015, lançou “Zonzo”.
As ilustrações de Joan Cornellà são como extensões, figurantes do pior que há na humanidade, isto quando pensamos em termos de comportamento.
Seu trabalho caminha sobre uma linha tênue entre o humor e o absurdo, entre a crítica e um preconceito sem medida.
Como espectador das suas criações é fantástico imaginar a forma e a maneira que ele desenvolve suas ideias.
Alguns de seus cartoons parecem fazer sentido apenas para o próprio criador, tendo quase ou nenhum nexo para para a grande maioria das pessoas que está vendo suas obras.
Joan Cornellà possui uma comunidade enorme de fãs e, ao mesmo tempo, uma outra grande comunidade que detesta a forma que ele usa para transmitir mensagens sobre temas tão delicados e polêmicos.
Em meio a tanta controvérsia da temática, o visual é harmônico, as cores são fantásticas, seu processo é todo manual, pintado em papel de grama fina com guache.
E polêmicas à parte, as criações chamam a atenção pela mensagem e pela criatividade.
Nós aqui do Dionísio Arte somos do grupo que adora o artista! Vida longa à Joan Cornellà!