O post de hoje é sobre um dos artistas mais conhecidos e “polêmicos” da sua geração, o francês Mr. Brainwash.
Thierry Guetta, nome real de Mr. Brainwash, nasceu em Garges-lès-Gonesse, na França, mas atualmente reside e trabalha em Los Angeles.
De acordo com o filme “Exit Through the Gift Shop”, dirigido pelo mestre Banksy, antes de ser artista, Mr. Brainwash era dono de uma loja de roupas usadas e também cinegrafista amador.
Ele foi introduzido à street art pelo seu primo, o grande Space Invader. Ao longo dos anos da década de 2000, Brainwash filmou diversos artistas de rua até que também passou a desenvolver suas próprias criações.
O artista teve uma ascensão meteórica com um estilo que mescla diversos elementos da cultura pop criando obras para serem exibidas nas ruas, em galerias e também nas grandes telas.
E já que falamos no seu trabalho de street art, Mr. Brainwash começou a desenvolver seu trabalho nas ruas a partir de 2006 usando cola de polvilho, spray, pincéis e baldes de tinta.
Seus stencils e cartazes de ícones famosos o tornaram uma figura conhecida no cenário underground e, posteriormente, na cena mainstream.
Saindo um pouco das ruas, vale ressaltar também os grandes trabalhos que o artista francês desenvolveu para a cena musical.
Para se ter uma ideia, ele já ilustrou e pintou para nomes como Madonna, Michael Jackson, Red Hot Chili Peppers, Rick Ross, The Black Keys, entre outros.
Aliás, esse lado mais comercial é uma característica bem marcante de Mr. Brainwash. Ele é conhecido por vender suas obras por centenas de milhares de dólares, sendo um dos artistas comercialmente mais bem-sucedidos do mercado.
Essa pegada capitalista somada à outros fatores como a teoria (quase da conspiração) de que ele seria o próprio Banksy (sob uma forma de protesto, burlando o sistema que Banksy tanto critica), o tornaram um ícone bem controverso. Basicamente, não há meio termo… ou você adora o trabalho do cara, ou odeia!
Falando um pouco sobre seu estilo artístico, o punch que o levou ao sucesso no início de carreira permanece o mesmo.
Brainwash tem um estilo bem emblemático, uniforme e subversivo que funde imagens clássicas da cultura pop com ícones culturais contemporâneos e mensagens escritas, criando uma versão híbrida particular, uma espécie de “pop graffiti”.
Suas obras geralmente são trabalhadas com camadas de serigrafia e imagens feitas com stencil.
Tudo isso usando e abusando de uma paleta de cores vibrante, que remete bastante à pop art. Em alguns momentos, não é exagero afirmar que Mr. Brainwash possui mescla uma pegada de Andy Warhol com Keith Haring, mas super inspirada no próprio Banksy. Uma mistureba muito louca né?!
Enfim, ame-o ou odeio-o, é impossível não notar uma obra de Mr. Brainwash ao se deparar com ela.
A gente é do grupo que adora o trampo do cara… e se você também é desse time, acompanhe-o nas redes sociais por que vale a pena! Ele tem Facebook, Twitter e Instagram.